“Help!” (1965), foi o segundo filme estrelado pelos Beatles depois de A Hard Day's Night (1964). Uma aventura comédia no melhor estilo James Bond, filme também dirigido por Richard Lester e apresentando Leo McKern (Clang), Eleanor Bron (Ahme), Victor Spinetti (cientista louco), John Bluthal (Bhuta), Roy Kinnear (Algernon) e Patrick Cargill (Superintendente Gluck). Em “Help!”, o grupo tenta gravar seu novo álbum e ainda proteger Ringo Starr de um culto sinistro e de dois cientistas loucos, todos obcecados em obter um de seus anéis. A trilha sonora foi lançada como um álbum de mesmo nome - “Help!”.
O segundo filme dos Beatles teve um orçamento bem maior que A Hard Day's Night e agora, os fãs podiam ver os ídolos em cores! “Help!” foi filmado entre fevereiro e maio de 1965. A produção passou por várias locações, incluindo a ilha de New Providence, nas Bahamas, os Alpes austríacos, Cliveden House, em Londres, e os Twickenham Film Studios.
O roteiro original inicial foi escrito pelo americano Marc Behm, que queria que Ringo interpretasse um homem que assina a própria ordem de execução por engano e é perseguido por um maníaco homicida interpretado por Peter Sellers. Dick Lester recebeu uma fita com as canções e escolheu as seis que achou que funcionariam melhor.
A história do filme é a seguinte: Um culto oriental está prestes a sacrificar uma bela mulher à sua deusa, Kaili. Eles percebem que ela não está usando o anel de sacrifício. Em vez disso, Ringo Starr, o baterista dos Beatles, é quem tem o anel, enviado a ele pela vítima pretendida, que é fã dos Beatles.
Determinado a recuperar o anel e sacrificar a garota, o sacerdote chefe, Clang, vários membros do culto e a alta sacerdotisa Ahme partem para Londres. Após tentativas fracassadas de roubar o anel sem que Ringo perceba, eles o confrontam em um restaurante indiano. Ringo descobre que será o próximo sacrifício se não desistir do anel. No entanto, o anel está preso e ele não consegue retirá-lo.
Os Beatles são perseguidos em Londres por membros do culto. Depois que um joalheiro falha em cortar o anel, a banda recorre aos esforços desajeitados de um cientista louco e seu assistente; quando seu equipamento não tem efeito no anel, o cientista decide que deve possuir o anel de qualquer forma.
A banda corre para os Alpes e por pouco escapa de uma armadilha lá, graças a Ahme, que está ajudando secretamente os Beatles. Para ficarem seguros, eles pedem proteção à famosa Scotland Yard.
Eles estão escondidos no Palácio de Buckingham, evitando por pouco serem capturados pelo cientista. Em seguida, fogem para as Bahamas, seguidos pelos policiais, o cientista e os membros do culto. Depois que Ringo é quase capturado, a polícia faz os outros Beatles se passarem por ele a fim de prender os membros do culto. Apesar de seus melhores esforços, no entanto, o cientista pega Ringo e o esconde a bordo de um barco onde ele pretende cortar seu dedo para conseguir o anel. Ahme resgata Ringo dando ao cientista uma solução de encolhimento em troca. Os dois mergulham no mar para escapar, mas Ringo não sabe nadar e os dois são capturados por Clang e seus seguidores.
No final, quando Ringo está prestes a ser sacrificado na praia, o anel dispara de seu dedo de repente. Ele coloca o anel no dedo de Clang, que passa então a ser perseguido por seu próprio culto com a música "Help!" tocando.
Mais tarde, os Beatles manifestaram sua insatisfação com Help! e reclamaram que não passavam de figurantes em seu próprio filme. No entanto, ele marcou o começo do seu período inquestionavelmente mais fértil de composição.
John escreveu a faixa-título do filme usando a palavra "help" (socorro), explorando a própria insegurança. Ela sempre foi uma de suas canções favoritas dos Beatles. "Yesterday", de Paul, que aparece no lado 2 do disco, não pertencente à trilha sonora, se tornou a canção mais regravada de todos os tempos e a primeira a ser considerada "clássico".
“Help!” teve sua estreia mundial real no London Pavilion Theatre no West End de Londres em 29 de julho de 1965 na presença da Princesa Margaret, Condessa de Snowdon e do Conde de Snowdon.
No facebook do site Canal dos Beatles, é possível assistir "Help!" inteirinho, legendado em português em alto e bom som e ótima resolução. Parabéns pra galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!