“Across The Universe”, é a música mais antiga do álbum LET IT BE, foi gravada em fevereiro de 1968 e chegou ao público pela primeira vez em um álbum beneficente para o WWF (World Wildlife Fund) em dezembro de 1969 - “No One's Gonna Change Our World”.
Across The Universe foi gravada em oito tomadas entre 4 e 8 de fevereiro de 1968, mas John Lennon não ficou satisfeito e Paul McCartney o convenceu a chamar duas fãs para fazerem backing: a brasileira Lizzie Bravo e Gayleen Pease, que passavam dias acampadas na porta do estúdio esperando para para ver os Beatles, falar com eles e tirar fotos. Elas foram convidadas por Paul para cantar em uníssono com John, uma oitava acima, no refrão.
Across The Universe foi mixada em mono e colocada de lado enquanto o grupo lançou como single as canções "Lady Madonna" e "The Inner Light". Depois do retorno da Índia, o grupo resolveu gravar algumas canções compostas lá e "Across the Universe" permaneceu engavetada. Spike Milligan ouviu e sugeriu que ela fosse lançada como parte do álbum que ele estava organizando pela World Wide Fund for Nature. Os Beatles concordaram com a proposta e a canção foi mixada em estéreo pela primeira vez por George Martin. Para o álbum da WWF foi acrescentados efeitos sonoros de pássaros no início e no final da canção. Depois de acrescentados os pássaros, foi acelerada de forma que mesmo com os sons dos pássaros continuasse quase com o mesmo tempo. Para o álbum LET IT BE, Glyn Johns remixou-a dando um tratamento acústico e corrigindo a velocidade.
A letra é uma das mais imaginativas de Lennon, com um refrão repetitivo - "Nothing's gonna change my world" (Nada vai mudar meu mundo) - que acentua ainda mais seu efeito onírico. O sabor da música foi fortemente influenciado pelo interesse de Lennon e dos Beatles pela Meditação Transcendental no final de 1967 - início de 1968, quando a música foi composta. Com base nisso, acrescentou o mantra "Jai Guru Deva, Om" para a peça, que se tornou o link para o coro. O trecho em sânscrito é um fragmento de frases cujas palavras podem ter muitos significados. Se aproxima de "Glória ao Removedor Brilhante da Escuridão" e pode ser parafraseado como "Vitória ao Deus Divino", "Salve o Guru Divino" ou a frase comumente invocada pelo falecido Maharishi Mahesh Yogi ao referir-se ao seu professor espiritual, "Toda Glória ao Guru Dev".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!