O logotipo dos Rolling Stones (a famosa boca-vermelha-com-a-língua-para-fora), foi eleito a estampa de camiseta mais icônica de todos os tempos. Para 2000 adultos entrevistados por uma pesquisa britânica, a ilustração foi considerada mais marcante que a silhueta de Che Guevara, que o símbolo do Hard Rock Cafe e que o lema gráfico “Just Do It”, da Nike. Desenhado em 1970 pelo designer John Pasche com o intuito de se assemelhar aos lábios do vocalista Mick Jagger e remeter à rebeldia dos Stones, o símbolo virou referência visual. Encomendada por uma marca de shampoo para roupas, a pesquisa também indicou o logo do Superman, o clássico “I Heart NY”, a capa do álbum “The Dark Side of The Moon”, do Pink Floyd, e o emblema do Batman como destaques entre os dez favoritos.
Em 1969, quando Mick Jagger procurou um aluno do Royal College of Art para desenvolver o projeto visual do novo álbum dos Rolling Stones, identificar uma banda de rock com um símbolo ainda era novidade. Na época, Jagger gostou do trabalho do jovem John Pasche, de 24 anos. Segundo consta, o líder da banda queria algo que evocasse Kali, uma deusa Hindu – e embora Kali seja representada com a língua de fora, Pasche encontrou sua maior inspiração no próprio Mick Jagger. “Cara a cara com ele, a primeira coisa que chamou a atenção foram seus lábios e sua boca”, disse o jovem artista. E assim nasceu ‘Tongue and Lips’, também conhecido como ‘Hot Lips’, o logo que se tornou um ícone do rock mundial e assim permanece há 50 anos. Ele estreou no álbum Sticky Fingers, de 1971, e desde então faz tanto sucesso que continua sendo o símbolo da banda até hoje. Ele permaneceu relevante pelas mesmas razões dos Stones – sexo, provocação e o bocão de Jagger.
Primeiro lugar mais do que merecido. Stones Forecer!
ResponderExcluirIt's Only Rock'n Roll (But I Like It)