"Rock and Roll Music" é um clássico do Rock and Roll escrito e gravado por Chuck Berry. É uma das composições mais populares e duradouras de Berry e amplamente coverizada até hoje. "Rock and Roll Music" foi um hit recorde para Berry, alcançando o Top 10 nos Estados Unidos em 1957. A gravação dos Beatles em 1964 chegou ao topo das paradas de singles na Europa e na Austrália, e os Beach Boys alcançaram o Top 10 dos EUA com a música em 1976. Os Beatles tocaram "Rock and Roll Music" em muitos de seus primeiros shows em Hamburgo e também tocaram no programa da BBC Pop Go The Beatles. No final de 1964, exaustos de turnês e gravações sem parar e com falta de material original, eles decidiram gravar várias de suas favoritas do rock 'n' roll e rhythm and blues para lançar Beatles for Sale. "Rock and Roll Music" é a quarta música do lado 1, depois de "Baby's In Black" e antes de "I'll Follow The Sun".
John Lennon canta o vocal de forma vigorosa, fazendo a interpretação de Berry parecer cantiga de ninar. Lennon cantou tão alto e dinamicamente quanto sua voz permitia e os outros Beatles em seus instrumentos também não se fizeram de rogados. Nos EUA, "Rock and Roll Music" foi lançada no álbum Beatles '65 e fez parte do set list da turnê final do grupo em 1966; a performance de seu show de 30 de junho no Nippon Budokan foi incluída no Anthology 2 de 1996 - e também foi realizada durante as Get Back / Let It Be Sessions em janeiro de 1969. Também serviu como a música-título do álbum duplo de compilação de 1976 "The Beatles - Rock 'n' Roll Music".
Os créditos para o piano variam. O encarte original do Beatles for Sale, de Derek Taylor, afirma que "George Martin se junta a John e Paul em um piano", implicando em um overdub de todos os três que foi adicionado após o take básico. No livro de 1988 The Complete Beatles Recording Sessions, Mark Lewisohn descreveu a gravação como uma única tomada sem overdubs, com "todos os Beatles em seus instrumentos familiares" e Martin no piano. Em alguns países, "Rock and Roll Music" foi lançada como single, com "I'm a Loser" como lado B, no início de 1965. Liderou as paradas na Noruega, Suécia e Austrália. O single atingiu o número dois na Alemanha e na Holanda e número três na Bélgica.
Coletânea "Rock'n Roll Music": Disco que eu mais escutei na vida
ResponderExcluir