quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

O MANTRA HARE KRISHNA E GOVINDA - Dois sucessos produzidos por GEORGE HARRISONॐॐॐॐॐॐॐॐ


Até aquela data, poucos no mundo ocidental já tinham ouvido falar dos ‘Hare Krishnas’, quanto mais do “Mantra Hare Krishna”, o ‘Maha Mantra’. No dia 29 de agosto de 1969, o compacto trazendo as ‘músicas’, na verdade cânticos, “Hare Krishna Mantra” / “Prayer To The Spiritual Masters”, dos membros do Radha Krishna Temple, produzido por George Harrison, foi lançado no Reino Unido pela Apple Records.
O "Radha Krishna Temple” era um grupo de devotos Hare Krishna do final dos anos 1960 e início dos anos 70, tocando música devocional indiana, focada no Deus hindu, Krishna. A banda em suas gravações consistia em George Harrison no harmônio, violão, guitarra e baixo; Tamal Krishna Goswami na flauta; Harivilas, Yamuna, Jivananda, Lilavati e Yogesvara nos vocais principais; e reuniu devotos de Hare Krishna nos vocais de apoio. Graças a George, o sucesso do primeiro single, ajudou a popularizar o movimento Hare Krishna no ocidente, e o inspirou a ser mais abertamente religioso em seu álbum triplo All Things Must Pass (1970). O "Hare Krishna Mantra" alcançou o número 12 na parada de singles do Reino Unido e foi um sucesso comercial em todo o mundo. Os devotos tocaram duas vezes a música no Top of the Pops da BBC-TV. A edição de 11 de outubro do New Musical Express anunciou que o Templo Radha Krishna realizaria onze shows no Holborn Conway Hall entre 15 de outubro e 22 de dezembro e logo, os devotos do templo passaram a fazer concertos por toda a Europa para atender à demanda pública.
Depois do sucesso do single com o Mantra Hare Krishna, os planos para um novo lançamento começaram no início de 1970. Outra cantiga tradicional, “Govinda”, foi a escolhida. George Harrison produziu a sessão e também tocou violão. Klaus Voormann tocou baixo, enquanto Alan White foi o baterista. Os membros do templo contribuíram com vocais, sinos, órgão e flauta, enquanto músicos da Orquestra Filarmônica de Londres foram trazidos para tocar harpa, sinos tubulares e cordas. “Govinda” foi lançada como single no Reino Unido em 6 de março de 1970 e em 24 de março nos Estados Unidos, com “Govinda Jai ​​Jai” no lado B. “Govinda”, é uma adaptação musical do que é considerado o primeiro poema do mundo, que consiste em orações, chamado de Govindam. “Govinda” fez ainda mais sucesso que o single anterior.

Então, em maio de 1971, era hora de lançar um álbum. The Radha Krihsna Temple também produzido por George e lançado pela Apple, o disco reúne os dois singles de sucesso – o "Mantra Hare Krishna" e "Govinda" - com outros mantras e orações em sânscrito que os devotos gravaram com Harrison a partir de julho de 1969. As gravações refletiram o compromisso de Harrison com os ensinamentos do líder do movimento, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador e Acharya (líder) da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). O álbum seguiu o sucesso mundial do single "My Sweet Lord" de Harrison, que popularizou ainda mais o Maha Mantra, e associou o movimento Hare Krishna, através da incorporação dessa música, do mantra e outros versos sânscritos. Apesar disso, o álbum The Radha Krishna falhou nas paradas na Grã-Bretanha e na América, emitido no momento em que a promoção de artistas pela Apple havia se deteriorado após os cortes de Allen Klein na empresa ao longo de 1970.
Krishna é o oitavo avatar (o mais popular e amado) de Vishnu, com maior número de templos e devotos. É a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Incorporou a forma humana para redimir as ações das forças do mal. É sempre visto tocando uma flauta, com a qual encanta todas as criaturas vivas. Alguns de seus nomes são GovindaSyamasundar ou Gopala, o pastorzinho. Os ensinamentos de Krishna foram perpetuados no livro Bhagavad Gita, considerado por todos os estudiosos como a essência do conhecimento Védico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!