Há 54 anos, no dia 20 de março de 1969, John Lennon e Yoko Ono finalmente conseguiram chegar em Gibraltar, na Península Ibérica, onde se casaram oficialmente. O lugar foi sugerido por Peter Brown e toda a história do casamento e das campanhas pela paz realizadas pelo casal foram imortalizadas na música “The Ballad of John and Yoko”, ainda pelos Beatles. A lua de mel seria em hotéis pelo mundo afora em que celebrariam sua união e fariam campanhas pacifistas. A vida dos dois rendeu parcerias musicais, momentos históricos e também muitas polêmicas. Tiveram apenas um filho, Sean Lennon, hoje com 48 anos. Yoko atualmente tem 90 anos e ainda vive nos EUA.
De família rica, Yoko Ono, artista plástica japonesa radicada nos EUA, conheceu John Lennon, quando ele ainda estava nos Beatles em 1966. Ela se preparava para abrir uma exposição de arte chamada ‘Pinturas e objetos inacabados’, realizada na Indica Gallery, no porão da Indica Bookshop em Londres. Na época, Lennon ainda era casado com sua primeira esposa, Cynthia. Eles se casaram em agosto de 1962 e tiveram um filho, Julian. Depois de anos suportando a infidelidade do marido, Cynthia pediu o divórcio em agosto de 1968. Nesse ínterim, John e Yoko já haviam se tornado um casal e, assim que o divórcio fosse finalizado em novembro, planos foram feitos para se casar. Eles esperavam celebrar suas núpcias em Paris, ou mais especificamente, a caminho de Paris.
O casamanto foi oficializado em 20 de março de 1969, em Gibraltar, território britânico no sul da Espanha. Exatamente 8 dias depois do casamento de Linda e Paul McCartney, que formalizaram sua união em um cartório no dia 12 de março. Como Yoko e Lennon não podiam se casar na Inglaterra por causa da documentação dela, eles partiram em busca de lugares onde o processo fosse mais rápido, até optarem por Gibraltar, por indicação de Brown, funcionário da Apple Records. É famosa a sequência de fotos em que o casal exibe sua certidão de casamento. Para a cerimônia, Yoko deixou o tradicional vestido de lado e usou minissaia e tênis.
Yoko e Lennon decidiram passar a lua de mel no Hotel Hilton, em Amsterdã, Holanda. Ali, mais especificamente na cama do quarto 702, eles iniciaram um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã. A imprensa tinha livre acesso ao quarto, para fotografar e fazer fotos deles, no episódio que ficou conhecido mundilamente como Bed-in. O segundo Bed-in no Hotel Queen Elizabeth, foi em Montreal (Canadá), onde o casal gravou o hino pacifista "Give Peace a Chance".
Os dois se separaram temporariamente durante um ano, em meados dos anos 1970. Durante esse período, ele namorou com a jovem May Pang (secretária do casal). Esse breve relacionamento, segundo o jornalista Ray Connolly, teria sido incentivado pela própria Yoko Ono, diante de sua incapacidade de administrar seu casamento. John & Yoko voltaram a ficar juntos após o reencontro em um show de Elton John no Madison Square Garden. Em 9 de outubro de 1975, Yoko Ono deu à luz seu único filho, Sean Taro Ono Lennon. A partir daí, os dois artistas tomaram a decisão de se retirarem da vida pública.
Vindo de uma relação distante com seu primogênito, Julian, John Lennon quis agir diferente com seu filho Sean, o único que teve com Yoko. Após seu nascimento, em 1975, Lennon decidiu se dedicar mais ao filho mais novo, deixando a carreira de lado. Ficou sem lançar nada entre 1975 e 1980.
Yoko Ono & Lennon eram vanguardistas demais pra aquela época e ainda estão a frente do seu tempo até hoje, mais de 50 anos depois, em um mundo muito, muito mais careta e muito, muito mais chato que o distante 1969.
ResponderExcluir