Cloud Nine foi o 11º álbum de estúdio de George Harrison. O álbum foi gravado e lançado em 1987, depois de Harrison passar cinco anos sem gravar nada. Cloud Nine foi o último álbum solo de estúdio de Harrison lançado durante sua vida, já que seu próximo álbum, Brainwashed, foi lançado em 2002, quase um ano após sua morte. A gravação cover do single de sucesso "Got My Mind Set on You" restabeleceu Harrison como um artista aclamado pela crítica e comercialmente significativo, mas Cloud Nine tinha uma série de outras músicas fortes como "When We Was Fab", "Devil's Radio" e "Fish on the Sand". "This Is Love", "That's What It Takes" e "Fish On The Sand" encontram Harrison explorando sua veia pop que rendeu muitas de suas canções mais cativantes dos anos 70. foi co-produzido por Harrison e Jeff Lynne, da Eletric Light Orchestra.
"Fish On The Sand" foi a única música que Jeff Lynne não teve nada a ver com [composição]. Eu escrevi essa música na noite anterior ao início da sessão. A única coisa que poderia ser ELO é Jeff tocando uma pequena parte do teclado no intervalo da letra no meio oito, a coisinha que vai [imita notas descendentes rápidas do teclado]. Fora isso, você sabe, eu escrevi todas as palavras e todos os acordes e até mesmo fiz meu arranjo. Essa é a coisa boa sobre a produção, porque eu queria alguém que me ajudasse a fazer meu disco. Eu não queria alguém que me ajudasse a fazer o seu registro. E embora haja alguns detalhes interessantes, há muitas coisas em que a contribuição de Jeff foi enorme. Mas ele não tentou me inundar com tudo isso. Você pode ouvir isso nas vozes de apoio. Achei que funcionou muito bem, a voz dele e a minha misturadas. E fizemos grandes sessões de backup. e acho que em algumas delas, porque há as partes altas... Jeff tem um alcance mais alto do que eu, então a parte mais alta das harmonias é ele". George Harrison.
Cloud Nine é recheado de rock uptempo. "Devil's Radio", "Fish On The Sand", e o o primeiro single "Got My Mind Set On You". Composta na noite anterior ao início das sessões do LP, "Fish On The Sand" foi um "single perdido" tanto quanto "Don't Let Me Wait Too Long" de Living In The Material World foi; um sucesso óbvio que foi ignorado devido a uma abundância de outras riquezas encontradas no disco. George obviamente tinha uma queda pela música, já que a incluiu nos primeiros shows que faria no Japão em 1991. Um acetato 3'20 (presumivelmente a versão em LP) foi preparado em 13 de outubro de 1987, possivelmente para possível lançamento como single.
Não contentes em reviver o paraíso pop dos Beatles em "That's What It Takes", Harrison e Lynne apresentam o som mais Beatlesco em décadas com "Fish On The Sand". Assim que o fã dos Beatles ouve aquele riff de abertura da empoeirada Rickenbacker doze-cordas, os ternos sem gola vêm à mente. Mas há mais - não apenas o sotaque do Rubber Soul, mas muito mais. Apenas o baixo sintetizado e as baterias eletrônicas nos remetem a 1987. Curiosamente, toda essa nostalgia esconde uma luta mental, pois, surpreendentemente, contra esse doce musical as letras das músicas descrevem os momentos de crise espiritual de Harrison, quando ele se sente alienado do Criador. Os milhões de fãs que compraram Cloud Nine perceberam isso, mas não se importaram - parecia os Beatles.
Album maravilhoso, um ponto alto na carreira de George. Moderno e contemporâneo (falando de 1987) mas sem abandonar seu passado. Perfeito! Um álbum com a sonoridade dos 1980s mas sem aquele ranço datado e chato da música pop daquela década. Só por isso já é excelente❤️
ResponderExcluir