Lançado no dia 1º de junho de 1967, o oitavo álbum dos Beatles no Reino Unido abalou de forma sísmica, a música popular. Gravado em mais de 400 horas durante um período de 129 dias, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ajudou a definir o "Verão do Amor" de 1967 e foi instantaneamente reconhecido como um grande salto para a música moderna. Ainda mais do que seu antecessor, Revolver, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band viu os Beatles ultrapassarem os limites dentro do estúdio, criando sons que nunca haviam sido ouvidos antes. Eles fizeram uso extensivo de orquestras e outros músicos contratados e combinaram uma variedade de estilos musicais, incluindo rock, music hall, psicodelia, tradicional indiana e clássica ocidental. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band sinalizou ao mundo que os Beatles não eram mais os adoráveis moptops de antigamente, relutantes em cantar simples canções de amor e se apresentar para multidões mais interessadas em gritar do que ouvi-los.
No centro de Sgt. Pepper's está o som do passado inglês dos Beatles, com contos de garotas fugitivas, atrações de circo, chalés de férias na Ilha de Wight, violência doméstica, melhorias em casas, notícias do Daily Mail, memórias dos tempos de escola e infância favorita. Literatura - longe das riquezas que desfrutavam como o quarteto mais famoso do planeta, mas lembrando-se do passado e imaginando o que o futuro reservaria. Antes do lançamento de Sgt Pepper's, no entanto, muitos acreditavam que os Beatles estavam acabados como um grupo. Eles pararam de fazer turnês e se retiraram da vista do público, e "Penny Lane" / "Strawberry Fields Forever" não conseguiu liderar a parada de singles do Reino Unido após seu lançamento em fevereiro de 1967.
Quando Sgt. Pepper's foi lançado, os críticos o elogiaram por suas inovações em composição, produção e design gráfico, por preencher uma lacuna cultural entre música popular e arte erudita e por refletir os interesses da juventude contemporânea e da contracultura.
Uma obra-chave da psicodelia britânica, Sgt. Pepper's é considerado um dos primeiros álbuns de art rock e um progenitor do rock progressivo. Ele incorpora uma gama de influências estilísticas, incluindo vaudeville , circo , music hall , avant-garde e música clássica ocidental e indiana . Com a ajuda do produtor George Martin e do engenheiro Geoff Emerick, muitas das gravações foram coloridas com efeitos sonoros e manipulação de fita, como exemplificado em "Lucy in the Sky with Diamonds", "Being for the Benefit of Mr. Kite!" e "A Day in the Life". A gravação foi concluída em 21 de abril. A capa, que retrata os Beatles posando em frente a enorme painel de celebridades e figuras históricas, foi criada pelos artistas pop Peter Blake e Jann Haworth.
O lançamento de Pepper foi um momento decisivo para a cultura pop e sua recepção alcançou plena legitimação cultural para a música pop e reconhecimento do meio como uma forma de arte genuína. O primeiro álbum dos Beatles a ser lançado com a mesma lista de faixas no Reino Unido e nos Estados Unidos, passou 27 semanas em primeiro lugar na parada do Reino Unido e 15 semanas em primeiro lugar na parada da Billboard nos Estados Unidos. Em 1968, ganhou quatro prêmios Grammy, incluindo Álbum do Ano, o primeiro LP de rock a receber esta honra; em 2003, foi introduzido no National Recording Registry pela Biblioteca do Congresso. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band liderou várias pesquisas de críticos e ouvintes para o melhor álbum de todos os tempos, incluindo as publicadas pela revista Rolling Stone e no livro All Time Top 1000 Albums, e a pesquisa "Music of the Millennium" do Reino Unido. Mais de 32 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo em 2011. Continua sendo um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos e ainda foi, em 2018, o álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!