"Give Peace a Chance", a canção pacifista composta por John Lennon (creditada a Lennon e McCartney) e gravada com Yoko Ono em Montreal, Quebec, Canadá. Lançada como single da Plastic Ono Band em julho de 1969 pela Apple Records, foi o primeiro single solo lançado por Lennon, quando ele ainda era um dos Beatles. Tornou-se um hino do movimento americano pela paz durante os anos 1970 e alcançou a posição 14 na BillboardHot 100 e número 2 na parada de singles britânica.
"Give Peace a Chance" foi escrita quando John & Yoko estavam tendo sua lua de mel na cama e dentro de um saco, o tal "Bed-In" do casal em Montreal. Lennon pediu a seu assessor de imprensa, Derek Taylor, para encontrar um engenheiro de gravação. Em 1º de junho de 1969, na suíte 1742 do Queen Elizabeth Hotel em Montreal, André Perry, proprietário de um estúdio de gravação local, chegou e usou uma configuração simples de quatro microfones e um gravador de quatro pistas que trouxe consigo. A sessão de gravação contou com a presença de dezenas de jornalistas e várias celebridades, incluindo Timothy Leary, Rabino Abraham Feinberg, Joseph Schwartz, Rosemary Woodruff Leary, Petula Clark, Dick Gregory, Allen Ginsberg, Roger Scott, Murray the K e Derek Taylor, muitos dos quais são mencionados na letra. Lennon tocou violão e foi acompanhado por Tommy Smothers dos Smothers Brothers, em outro violão.
O último verso refere-se a: "John e Yoko, Timmy Leary, Rosemary, Tommy Smothers, Bobby Dylan, Tommy Cooper, Derek Taylor, Norman Mailer, Allen Ginsberg e Hare Krishna". Na performance de "Give Peace a Chance" incluída no álbum Live Peace in Toronto 1969, Lennon declarou abertamente que não conseguia se lembrar de todas as palavras e improvisou com os nomes dos membros da banda que dividiram o palco com ele e tudo o que veio a se lembrar foi: "John e Yoko, Eric Clapton, Klaus Voormann, Penny Lane, Roosevelt, Nixon, Tommy Jones e Tommy Cooper, e alguém". O terceiro verso contém uma referência à masturbação, mas Lennon mudou para "mastigação" na folha oficial da letra. Mais tarde, disse que era para evitar controvérsias desnecessárias.
Quando inicialmente foi lançada em 1969, "Give Peace a Chance" era creditada a Lennon e McCartney. Em lançamentos posteriores com curadoria do Lennon Estate, apenas Lennon é creditado; na reedição dos anos 1990 do álbum Live in New York City, no documentário de 2006 The US vs. John Lennon, no álbum de compilação de 1997 Lennon Legend: The Very Best of John Lennon e em sua versão em DVD seis anos depois. Lennon expressou seu pesar por ser "culpado o suficiente para dar crédito a McCartney como co-autor de meu primeiro single independente, em vez de dar a Yoko, que na verdade escreveu comigo". De acordo com o autor Ian MacDonald, o crédito foi a maneira de Lennon de agradecer a McCartney por ajudá-lo a gravar "The Ballad of John and Yoko" em um curto espaço de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!