"Grow Old with Me" é uma das últimas músicas compostas por John Lennon. Foi gravada por ele como demo durante a temporada que esteve nas Bermudas em 1980, e mais tarde apareceu no álbum póstumo “Milk e Honey” em 1984. Esta música, chegou a ser considerada para um possível single de reunião por seus ex-colegas de banda durante a produção de The Beatles Anthology. "Grow Old with Me" foi inspirada em duas fontes diferentes: de um poema escrito por Robert Browning intitulado "Rabbi ben Ezra" e uma música de Yoko Ono, chamada "Let Me Count the Ways" (que por sua vez foi inspirada em um poema de Elizabeth Barrett Browning). Lennon e Ono admiravam há algum tempo a poesia de Robert e Elizabeth Browning, e as duas músicas foram escritas propositadamente com o casal em mente.
Yoko Ono acordou em uma manhã no verão de 1980 com a música "Let Me Count the Ways" em sua cabeça e prontamente ligou para Lennon nas Bermudas para tocar para ele. Lennon gostou da música e Ono sugeriu que ele escrevesse uma peça de Robert Browning para acompanhá-la. Naquela tarde, John estava assistindo TV quando apareceu um filme com o poema "Rabino Ben Ezra", de Robert Browning. Inspirado por essa virada de eventos, Lennon escreveu "Grow Old With Me" como resposta à música de Ono e ligou de volta para tocá-la por telefone.
Em 1994, Yoko Ono deu a Paul McCartney algumas fitas contendo gravações demo de quatro das músicas inacabadas de John Lennon: "Grow Old With Me", "Free as a Bird", "Real Love" e "Now and Then". Os três Beatles restantes (Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) nunca tentaram trabalhar em "Grow Old With Me" de maneira semelhante ao que fizeram com as outras canções de "reunião" dos Beatles. "Free as a Bird" e "Real Love" foram as únicas concluídas. Eles trabalharam em “Now and Then”, mas decidiram abandoná-la porque a demo original de Lennon exigia muito trabalho para elevá-la ao padrão necessário para um lançamento oficial.
Ringo Starr gravou uma versão de "Grow Old With Me", agora em 2019, para seu novíssimo álbum What's My Name, contando com Paul McCartney nos vocais de fundo e tocando baixo e ainda o produtor de “Milk and Honey”, Jack Douglas organizando os arranjos. Ringo decidiu regravar a canção de John Lennon após um encontro com o produtor Jack Douglas, que trabalhou ao lado de Yoko e seu marido no álbum "Double Fantasy" (1980) e no "Milk and Honey".
"Jack me perguntou se eu já havia escutado o 'Bermuda Tapes' (um álbum interativo com as últimas canções de John Lennon). Respondi que não", disse Ringo. "Mas aí ouvi as demos dessa época e amei 'Grow Old With Me'. Fiz o melhor que pude para gravá-la. Eu e Paul fizemos".
Chorei. Ando muito emotiva por esses dias...
ResponderExcluir:(
ResponderExcluir