segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

BADFINGER - MIDNIGHT SUN✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶


Oh no, oh no,
I think it's time for me to run
Well, I've been workin' all the summer
Waitin' for the winter to come, ah, oh, oh, ah, ah
And if you feel like reminiscin'
Walk on into the midnight sun

Oh yeah (Oh yeah), oh yeah (oh yeah)
I think I've been away too long
Well, I've been comin' and I'm goin'
I know that time is growin' with fun, ah, oh, oh, ah, ah
And if you feel there's somethin' missin'
Walk on into the midnight sun

Never be a gooseberry for gooseberries
Should never see
Drop the one who's lookin' at you
Lookin' at the one who's seein' me

Oh yeah (Oh yeah), oh yeah (oh yeah)
I think I've been away too long
Well, I've been waitin' on the summer
Countin' all the trophies I've won
And if you feel like reminiscin'
Walk on into the midnight sun

domingo, 30 de janeiro de 2022

THE BEATLES - ACROSS THE UNIVERSE - SENSACIONAL!


Uma noite em 1967, a frase "palavras estão fluindo como chuva sem fim em um copo de papel", vieram a John Lennon depois de ouvir a voz de sua então esposa Cynthia. O sabor da música foi fortemente influenciado pelo interesse de Lennon e dos Beatles na Meditação Transcendental no final de 1967 – início de 1968, quando a música foi composta. Com base nisso, ele acrescentou o mantra "Jai guru deva om" (sânscrito: जय गुरुदेव ॐ) à peça, que se tornou o link para o refrão. A frase em sânscrito é um fragmento de frase cujas palavras podem ter muitos significados. Literalmente se aproxima como "glória ao resplandecente removedor das trevas" e pode ser parafraseado como "Vitória a Deus divino", "Salve o divino guru", ou a frase comumente invocada pelo falecido Maharishi Mahesh Yogi ao se referir ao seu professor espiritual, "Toda glória ao Guru Dev". Em sua entrevista de 1970 à Rolling Stone, Lennon disse que era a melhor e mais poética letra que já tinha escrito.
Em fevereiro de 1968, os Beatles se reuniram em Abbey Road para gravar um single para lançamento durante sua ausência em sua próxima viagem à Índia. Paul McCartney tinha "Lady Madonna", e Lennon tinha "Across the Universe". Ambas as faixas foram gravadas junto com "Hey Bulldog" de Lennon e a faixa vocal de "The Inner Light" de Harrison entre 3 e 11 de fevereiro. A faixa básica foi gravada em 4 de fevereiro. Decidindo que a música precisava de uma voz aguda para cantar o refrão "Nothing's going change my world", Paul se aproximou das fãs que esperavam do lado de fora do estúdio e perguntou se alguém poderia segurar uma nota alta. Lizzie Bravo e Gayleen Pease responderam que sim. Embora as vozes das meninas não sejam ouvidas na versão de "Across the Universe" do álbum Let It Be, seus vocais de fundo podem ser ouvidos nos álbuns No One's Gonna Change Our Word, Rarities e Past Masters"Across the Universe" foi mixada em mono e deixada de lado, pois o grupo decidiu lançar "Lady Madonna" e "The Inner Light" como single. Em seu retorno da Índia, os Beatles começaram a gravar as muitas músicas que haviam escrito lá, e "Across the Universe" permaneceu na prateleira. No outono de 1968, eles consideraram seriamente lançar um EP incluindo a maioria das músicas do álbum Yellow Submarine"Across the Universe", e chegaram a ter o EP masterizado. Os Beatles só retomaram a música durante as sessões de ensaio de Get Back / Let It Be em janeiro de 1969. E foi a que saiu no disco.

FANNY - HEY BULLDOG - 1971 - SENSACIONAL!


Fanny foi uma banda americana só de mulheres, ativa no início dos anos 1970. Um dos primeiros grupos de rock notáveis por serem compostos inteiramente por mulheres, o terceiro a assinar com uma grande gravadora (depois de Goldie & the Gingerbreads e as Pleasure Seekers) e o primeiro a lançar um álbum em uma grande gravadora. Alcançaram dois Top 40 singles na Billboard Hot 100 e lançaram cinco álbuns. Fanny Hill foi o nome do terceiro álbum da banda, gravado no Apple Studios em Londres e produzido por Richard Perry. O ex-colaborador dos Beatles Geoff Emerick projetou o álbum. Os colaboradores regulares dos Rolling Stones, Bobby Keys e Jim Price, tocaram em várias faixas. Além de "Ain't That Peculiar", de Marvin Gaye, lançada como single que alcançou a posição 85 na Billboard Hot 100, o grupo também fez um cover de "Hey Bulldog" dos Beatles. Seu arranjo incluía letras diferentes do original, que teriam sido aprovados pelos próprios Beatles.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

THE BEATLES - LET IT BE... NAKED - MAIS DO MESMO!


Desde o lançamento, Let lt Be foi considerado uma aberração por muitos dos envolvidos em sua criação. Isso em virtude da participação de Phil Spector no final do processo de produção, após a gravação do álbum básico. Paul McCartney foi um dos que ficaram mais contrariados, já que havia se oposto ao envolvimento de Spector desde o início. As mudanças mais profundas implementadas por Spector foram as sobreposições de arranjos orquestrados em faixas onde eles não existiam. George Martin ficou chocado com o que foi feito com as músicas originalmente produzidas por ele. "Na minha opinião, a inclusão dos arranjos orquestrados resultou em canções nada características dos Beatles", afirmou Martin. "Nós criamos um estilo particular de música no decorrer dos anos, geralmente com sobreposição de 'camadas' na maioria das canções dos Beatles, e eu acredito que o que Phil Spector fez foi não apenas nada característico, mas errado. Fiquei totalmente desapontado com o que aconteceu com Let it Be". Mais de 30 anos depois, Let lt Be.. Naked foi promovido como "Let lt Be como ele deveria ter sido”, o álbum como tinha sido planejado antes do envolvimento de Spector. O disco é, na verdade, fruto de uma nova mixagem das fitas onginais feita por Paul Hicks, Guy Massey e Allan Rouse, que também participaram dos projetos Anthology e Yellow Submarme Songtrack.
Com o uso do Pro-Tools, uma das principais ferramentas de manipulação musical usadas no mercado fonográfico, eles foram capazes de limpar ruídos de fundo e corrigir erros em diversas faixas E, com a edição de trechos de outras tomadas de gravação, foram criadas versões máster totalmente novas. Com o processo de limpeza, as breves sequências de improvisos e os comentários bem-humorados desapareceram do album, mas isso é mais do que compensado com o disco bónus Fly On The Wall. Além da nova sequência de faixas, o álbum traz ainda uma versão sensacional de "Don't Let Me Down", não incluída no álbum de 1970. Na semana de lançamento, Let It Be... Naked entrou nas paradas britânicas na sétima posição, e se manteve na lista dos 50 Mais por outras quatro semanas. Jeff Russel - 'The Beatles - Gravações Comentadas & Dicografia Completa'.
Saiba mais ainda sobre Let It Be... Naked na super postagem de 9 de maio de 2020 THE BEATLES - LET IT BE... NAKED - 2003***

PAUL McCARTNEY - FINE LINE - SENSACIONAL!********


"Fine Line" é uma música de Paul McCartney, lançada como primeiro single do excelente "Chaos and Creation in the Backyard" de 2005, que vendeu um milhão e meio de cópias em todo o mundo. Alcançou o número 20 no Reino Unido e número 31 nos Estados Unidos, mas chegou ao número 1 no Japão"Fine Line", foi a faixa escolhida por Paul e o produtor Nigel Godrich para abrir o discão e já dizendo a que veio, mostrando que esse é um álbum com o selo "McCartney" de qualidade.
"Fine Line" conta com um belo arranjo de Joby Talbot e mostra características que atravessarão todo o disco como as marcantes participações das cordas de Millenia Ensemble. "Chaos And Creation In The Backyard", foi o 20º álbum de estúdio de Paul McCartney. O disco de 13 faixas foi co-produzido por Godrich/McCartney e gravado em Londres e Los Angeles entre 2003 e 2005. Por sugestão de George Martin, a produção ficou a cargo de Nigel Godrich, colaborador de Beck e Radiohead. Paul toca praticamente todos os instrumentos, marcando de certa forma o retorno ao formato do álbum McCartney (1970), e sua sequência McCartney II (1980). Não deixe de conferir a superpostagem  de 10 de novembro de 2017.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

OS BEATLES E A ÍNDIA ESTREIA NO HBO MAX*****


A sensacional postagem THE BEATLES AND INDIA - UM CASO DE AMOR, foi publicada aqui em 31 de maio de 2021, anunciando que o novo documentário chegaria ao Reino Unido em junho de 2021 e ainda não havia previsão de lançamento no Brasil. Pois bem, dirigido pelo escritor e jornalista indiano Ajoy Bose, o documentário “Os Beatles e a Índia” estreou ontem, segunda-feira (24), no HBO Max. A produção acompanha a passagem da banda por Rishikesh, na Índia, e explora a imersão de três anos dos músicos na cultura indiana. Momentos como o primeiro encontro de George Harrison com o instrumento cítara, enquanto os Beatles estavam filmando “Help!", são retratados no longa.
O documentário também revela o impacto do grupo sobre a juventude indiana. A influência inicial da banda é mostrada por meio do grupo pop contemporâneo The Savages, que nasceu em Mumbai na metade dos anos 1960, e por meio do ator Shammi Kapoor, dançando no filme “Janwar", de 1965.

O documentário é composto de raras filmagens de arquivo, fotografias, relatos de testemunhas oculares e comentários de especialistas, juntamente com filmagens de locais em toda a Índia para dar vida à fascinante jornada de George, John, Paul e Ringo, que deixaram suas vidas de celebridades no Ocidente para um remoto local do Himalaia em busca da felicidade espiritual que inspira uma explosão sem precedentes de composições criativas.

GARY LEWIS AND THE PLAYBOYS - SURE GONNA MISS HER


"Sure Gonna Miss Her" é uma canção escrita por Bobby Russell e foi gravada por Gary Lewis & the Playboys. Alcançou o 9º lugar na Billboard Hot 100 em 1966.

THE BEATLES ➤ GEORGE HARRISON ➤ IT'S ALL TOO MUCH


“It's All Too Much” de George Harrison, é uma música dos Beatles que aparece no álbum e no filme Yellow Submarine de 1969. Foi escrita e cantada por Harrison supostamente para sua então esposa na época, Pattie Boyd. Foi originalmente gravada em 1967, logo depois do lançamento de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e estava escalada para aparecer no próximo álbum, Magical Mystery Tour, mas foi adiada. As composições de Yellow Submarine, lançado em 1969, são muitas vezes entendidas como canções escritas de maneira infantil - e o motivo seria o uso de drogas por parte dos Beatles. Em sua autobiografia 'I Me Mine' de 1980, Harrison disse que “It's All Too Much” foi inspirada diretamente de uma viagem de LSD e que foi composta a partir de realizações que apareceram durante e depois de algumas experiências com o ácido e que mais tarde foram confirmadas pela meditação. Com base em um acorde G, "It’s All Too Much" transpôs a influência contínua da música indiana para um ambiente psicodélico. A letra combinava a filosofia cósmica defendida por Harrison com alguns caprichos no estilo de rimas infantis. “It's All Too Much” tinha o título provisório apenas de "Too Much" (demais)uma expressão que o jornalista Robert Fontenot chama de "vernáculo beatnik para uma experiência que foi excepcionalmente alucinante".

Os Beatles começaram a gravar "It's All Too Much" em 25 de maio de 1967 no De Lane Lea Studiosem Kingsway, no centro de LondresCom o produtor George Martin não presente naquele dia, nem para a sessão subsequente, no dia 26, a banda produziu a gravação por conta própria. Em 2 de junho de1967, voltaram a trabalhar nela. Dessa vez, produzida por George Martin e teve Dave Siddle como engenheiro. Aparece nos álbuns "Yellow Submarine" e "Yellow Submarine Songtrack"George Harrison faz o vocal principal, toca guitarras e órgão; John Lennon toca guitarra e faz backing vocals; Paul McCartney toca baixo e e faz backing vocals; Ringo Starr toca bateria;  David Mason and three others tocam trompetes e Paul Harvey toca clarineta. Embora vários biógrafos dos Beatles considerem a faixa sem objetivo, "It's All Too Much" recebeu elogios de muitos outros comentaristas. Peter Doggett o considera "um dos pináculos do acid-rock britânico", enquanto Rob Sheffield, da Rolling Stone, o classifica entre "os cinco maiores surtos psicodélicos de todos os tempos na história do rock".

STEVE HILLAGE - IT'S ALL TOO MUCH - LIVE 1977 – ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!


O ex- guitarrista do Gong, Steve Hillage, gravou "It's All Too Much" para seu álbum solo de 1976, "L". Uma versão considerada pelos críticos como "deslumbrante". Produzido por Todd Rundgren, a gravação também foi lançada como single. Em outubro de 1976, a adoção de Hillage de "It's All Too Much" e "Hurdy Gurdy Man" de Donovan foram definitivas para sua carreira solo. Hillage disse que foi atraído pela música dos Beatles por causa de sua mensagem positiva, mas especialmente por seu sucesso em transmitir alegria sem recorrer ao escapismo. Hillage incluiu "It's All Too Much" em suas apresentações na segunda metade da década de 1970. Sua leitura da canção de George Harrison não apenas aumenta a psicodelia com sabor oriental, mas permite que o guitarrista libere alguns de seus trabalhos mais escaldantes, rasgando a música como um machado usado por um homem faminto.

THE BEATLES - THE NIGHT BEFORE - AGORA E SEMPRE!!!


Para qualquer outra banda, um diamante pop tão magnífico como "The Night Before" teria se tornado um single de sucesso capaz de transformar a carreira, talvez até responsável pelo nascimento de uma lenda. Mas para os Beatles, era apenas mais uma ótima faixa de álbum, escorregando pelas rachaduras enquanto aceleravam de A Hard Day's Night até Help! em seu caminho para Rubber Soul. Os Beatles estavam compondo e gravando obras-primas mais rápido do que os fãs eram capazes de absorvê-las. O amor da banda pela Motown nunca foi tão aparente, resultando em um número de reviravoltas que poderia se passar por uma das melhores faixas aceleradas de Marvin Gaye no seu melhor momento. Em seu vocal duplo, McCartney lamenta a traição de um amor, enquanto Lennon toca um riff animado de piano elétrico. "Foi um dos melhores sons que já colocamos em um disco", disse McCartney. No filme Help!, os Beatles aparecem tocando "The Night Before"  na Planície Salisbury, na Inglaterra, à sombra de Stonehenge. Harrison faz o playback do penetrante solo de guitarra - mas foi McCartney quem o tocou no disco. Rolling Stone – As 100 Melhores Canções dos Beatles.


NANCY SINATRA - THESE BOOTS ARE MADE FOR WALKIN'


Nancy Sandra Sinatra é a filha mais velha do famoso Frank Sinatra - "A VOZ" - com sua primeira mulher Nancy Barbato. Nasceu em Jersey City, em 8 de junho de 1940. Seu único e maior sucesso como cantora foi o hit "These Boots Are Made for Walkin", lançada na metade dos anos 60, que se tornou meio que um hino do movimento feminista que começava a florescer. Outra das canções que gravou, "Bang Bang" (originalmente gravada por Cher) fez parte da trilha sonora do filme Kill Bill de Quentin Tarantino em 2003. Em 1967 gravou a música tema do quinto filme de James Bond "You Only Live Twice", estrelado por Sean Connery no papel de 007.

Nancy Sinatra começou sua carreira como cantora e atriz no começo dos anos 60 e conseguiu algum sucesso apenas na Europa e no Japão. Porém, em fevereiro de 1966, ela emplacou um mega hit número um nas paradas musicais com "These Boots Are Made For Walking", que exibiu sua sensualidade mas com estilo de boa menina, que a popularizou e a fez sinônimo de go-go boots. O clip da canção mostrou uma emperucada Sinatra e meia dúzia de belas garotas em tops de lã, go go boots e minissaias, e é considerado um clássico exemplo de moda sessentista. "These boots" foi composta por Lee Hazlewood, que escreveu e produziu a maioria de suas canções e cantou com ela em vários duetos, inclusive no importante e cult Some velvet morning.

Entre 1966 e 1967, Nancy Sinatra emplacou 13 canções, todas tendo Billy Strange como produtor e arranjador. Em 1967, ela se uniu ao seu pai para o seu segundo número-um, Something stupid. Embora de certa forma limitada, sua voz possui uma singularidade expressiva e irônica, no estilo clássico moderno (?). Em 1968, atuou com Elvis Presley no filme Speedway (O Bacana do Volante). Em 1995, aos 55 anos, Nancy Sinatra foi capa da Playboy, aparecendo toda nua.

Em 2004, desfrutou de um certo sucesso com um álbum marcando o retorno de sua carreira e uma turnê internacional. Em 2005 saiu em turnê com Clem Burke. A música "These Boots Are Made For Walking", aparece na trilha sonora do filme "Full Metal Jacket" de Stanley Kubrick e também está no álbum Killing is my business... and business is good! da banda de trash metal Megadeth, como These Boots. Esta música também foi cantada na turné de Siouxsie Sioux, lançada em DVD sob o título de Finale em 2009. Em 2009, foi lançada uma versão da música no álbum Femina de Legendary Tigerman com a interpretação da atriz Maria de Medeiros. Nancy casou-se duas vezes: com o ídolo juvenil Tommy Sands de 1960 a 1965 e com Hugh Lambert, de 1970 a 1985. Em 1974 deu à luz A.J. Lambert dando à Frank Sinatra seu primeiro neto. Teve tambèm uma filha, Amanda Lambert. Nancy Sinatra é a irmã mais velha de Frank Sinatra Jr. (que faz cover do pai pelo mundo afora) e Tina Sinatra, ninguém. Nancy Sinatra está com 81 anos.

THE BEATLES - ANNA ✶✶✶✶✶


Arthur Alexander foi um músico inicialmente influenciado pelos estilos Country e Soul. Suas canções foram gravadas por artistas como The Beatles, The Rolling Stones, Bee Gees e Elvis Presley. Teve um estilo suave, extremadamente melódico, como nas composições "Anna (Go to Him)" e "Soldier of love", ambas gravadas pelos Beatles e "You better move on", gravada pelos Rolling Stones. Tornou-se uma das grandes lendas do Rock and Roll de todos os tempos. Escrita pelo próprio Arthur Alexander, “Anna” foi lançada em 17 de setembro de 1962 pela Dot Records. A versão cover matadora gravada pelos Beatles foi lançada em 1963, no álbum “Please Please Me”. A versão original de Alexander, chegou ao número 68 dos charts pop e número 10 dos charts de R&B. Apesar do título ser “Go to him”, a letra diz “Go with him”Alexander morreu em Nashville, em 13 de junho de 1993 com 51 anos.
A versão de "Anna (Go to him)" dos Beatles foi gravada em 11 de fevereiro de 1963, em três tomadas e lançada em 22 de março de 1963 em seu primeiro álbum - Please Please Me, produzida por George Martin. "Anna" foi escolhida para gravação e repertório dos Beatles porque era uma das preferidas de John Lennon. George Harrison tocou guitarra no lugar do piano tocado por Floyd Cramer na versao original de Arthur Alexander e a bateria de Ringo é muito semelhante à versão original de Alexander, porém os vocais de John alucinam e adicionam uma dor de tortura que não está presente na versão de Alexander. As harmonias vocais de Paul e George também dão um toque extra sensacional. Os Beatles gravaram “Anna” duas vezes ao vivo na BBC. Uma em 17 de junho de 1963 e outra em primeiro de agosto.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

THE BEATLES - NOWHERE MAN - FOREVER!!!


Logo no início do filme "Capítulo 27", Mark Chapman diz uma frase que todo fã dos Beatles já deve ter dito para si mesmo: "Cada uma das músicas deles, é feita para mim". Nowhere Man é mais uma dessas pérolas mágicas e o fantástico Rubber Soul é cheinho delas.
John trouxe este personagem surrealista à vida, a princípio, como uma forma de se autodescrever. Depois que ele admitiu usar drogas, o Nowhere Man ["Homem de Lugar Nenhum"] ganhou diversas interpretações, podendo ser visto como na pele de vários personagens, desde um traficante de drogas a um ser caricatural de Yellow Submarine. "Nowhere Man" surgiu para ele quando menos esperava. Uma expressão do tédio e frustração que Lennon estava sentindo em sua existência enclausurado como um Beatle. As referências a um homem que "está fazendo todos os seus planos de lugar nenhum para ninguém" e "não sabe para onde está indo" eram sobre ele próprio.
John, Paul e George cantam a introdução a capella, a três vozes. John canta sozinho as segundas partes, com Paul e George fazendo as vozes de fundo e se juntando a ele novamente em harmonia a três vozes nas estrofes principais. O cansaço na voz de Lennon e a melodia fúnebre não impediram a banda de buscar novos sons. Lennon, McCartney e Harrison empilharam uma parede de harmonias suntuosas, e o solo lindamente sobressalente - tocado em uníssono por Lennon e Harrison em suas Stratocasters Sonic Blue Fender - cortou o tédio como um facão.

Confira ainda muito mais sobre mais esta fantástica pérola do fantástico Rubber Soul:
THE BEATLES - NOWHERE MAN - SENSACIONAL!!!**********

THE BEATLES - THE VØID *****


Em meados de abril de 1966, "The Void" foi um dos títulos de trabalho de "Tomorrow Never Knows", que, temporariamente, também recebeu o título provisário de "Mark 1". Assim como quase toda a letra de "Tomorrow Never Knows" foi tirada a partir do Livro Tibetanno dos Mortos, "The Void" foi tirado de uma frase do livro de Timothy Leary, The Psychedelic Experience, onde se lê: "Beyond the restless flowing electricity of life is the ultimate reality - the void" ("Além do fluxo inquieto da eletricidade da vida está a realidade final - o vazio). De acordo com o historiador dos Beatles Mark Lewisohn, "The Void" apareceu de Neil Aspinall, colaborador e assistente da banda , referindo-se a ele próprio como tal em uma edição da época do The Beatles Book. Lennon disse que escolheu "Tomorrow Never Knows" para "tirar a vantagem das letras filosóficas pesadas". Também disse que "The Void" teria sido um título mais adequado, mas ele estava preocupado com suas óbvias conotações em torno das drogas. De acordo com um relato de Aspinall no The Beatles Monthly, a parte musical da música foi o resultado de todos os quatro Beatles trabalhando para garantir que a música correspondesse ao poder da letra de Lennon.

Não deixe de conferir de jeito nenhum a superpostagem THE BEATLES - TOMORROW NEVER KNOWS - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!

YELLOW SUBMARINE SONGTRACK - 1999✶✶✶✶✶


Yellow Submarine Songtrack foi o nome dado ao álbum de compilação com a trilha sonora dos Beatles para o relançamento de 1999 do filme Yellow Submarine de 1968. O filme foi relançado em 13 de setembro de 1999 no Reino Unido e no dia seguinte nos Estados Unidos. Em nítido contraste com outras remasterizações dos Beatles disponíveis, as músicas foram totalmente remixadas por Peter Cobbin em Abbey Road a partir das fitas multipistas originais, algo não feito para o lançamento do CD original do catálogo dos Beatles no final dos anos 1980, nem os álbuns remasterizados de 2009. Trinta anos depois do lançamento original do filme, foi decidido que ele seria restaurado e também seria feita a digitalização da trilha sonora. Este álbum é o resultado dessa remasterização. Lançado em 1999, "Yellow Submarine Songtrack" foi o primeiro disco dos Beatles a passar por remixagem digital e, ainda mais significativo, a trilha sonora que ocupava o lado B foi descartada em favor da maioria das músicas usadas no filme e não incluídas no LP original.
Esta remixagem das faixas é, sem dúvida, o grande destaque desse lançamento. Na época em que os Beatles gravaram estas músicas, eles tinha acesso apenas a gravadores de quatro canais; Por volta do final da década de 1990, a tecnologia digital e a gravação em 24, 32 e até mesmo 48 canais possibilitou a remasterização do material dos Beatles, que em muitos casos revelou detalhes até então ocultos nas profundezas sonoras. A diferença mais óbvia para o ouvinte que compara essas gravações com as originais é a ausência da peculiar intercalação dos canais esquerdo e direito do estéreo, que colocava alguns vocais apenas em um canal. As novas mixagens centralizam os vocais e "espalham" os instrumentos ao redor. "Yellow Submarine Songtrack" entrou nas paradas britânicas em 25 de setembro de 1999 e lá permaneceu por cinco semanas, chegando a atingir a oitava posição. O álbum chegou aos 20 Mais da revista Billboard, ocupando a 15ª posição por 15 semanas, com vendas de mais de meio milhão de cópias em menos de dois meses no mercado.

THE BEATLES - PLEASE PLEASE ME ☝


O primeiro álbum dos Beatles pela Parlophone reúne o material lançado nos dois compactos anteriores, "Love Me Do" / "P.S. I Love You" e "Please Please Me" / Ask Me Why", e dez novas gravações. Quatro são músicas originais de Lennon e McCartney, enquanto as outras seis são versões de algumas das músicas favoritas da banda. Apesar do sucesso dos dois compactos - "Please Please Me" acabara de chegar ao primeiro lugar -, a EMI não estava convencida de que os Beatles fossem durar. Porém, para atender a impressionante demanda por seus discos, a gravadora pediu ao grupo que produzisse material para um LP o quanto antes, de preferência intitulado Please Please Me, de modo que o disco fosse reconhecido instantaneamente por quem já comprara o compacto. A princípio, George Martin planejou gravar um álbum ao vivo que captasse toda a animação de um espetáculo dos Beatles no Cavern, mas a ideia mostrou-se impraticável e foi rapidamente descartada em favor de uma gravação em estúdio das músicas que seriam tocadas em um disco ao vivo. Em 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e George Martin foram aos estúdios da EMI na Abbey Road para gravar as faixas restantes, em uma longa e exaustiva sessão, que durou das 10 às 23h. Como ainda não havia definido o conteúdo do LP, George Martin pediu aos Beatles que fizessem uma passagem de som com algumas de suas canções favoritas. Destas, selecionou nove das dez que entrariam no álbum. A décima foi "Twist And Shout". Com o conteúdo definido, e sabendo que os Beatles já tocavam essas músicas há anos, Martin começou a sessão de gravação.

Treze horas, dez músicas e 400 libras depois, o álbum estava concluído. Gravar um álbum, mixá-lo e deixá-lo pronto para produção em apenas um dia não era tarefa fácil, mas eles conseguiram. A EMI ficou muito satisfeita com as gravações quando o disco foi lançado, e decidiu que duas das faixas deveriam sair em mais um compacto. Para evitar isso (pois quatro das faixas do LP já haviam sido lançadas em compactos), uma nova sessão de gravação (em 5 de março de 1963) rendeu "From Me To You" e "Thank You Girl". O compacto saiu em 12 de abril, duas semanas depois do lançamento do LP. Assim como seu antecessor, "Please Please Me""From Me To You" também foi direto para o primeiro lugar.

O lançamento do álbum Please Please Me mudou a cena musical britânica. Antes dele a parada de sucessos do Reino Unido era composta por trilhas sonoras de filmes, musicais de Londres e da Broadway e, com exceção de Elvis Presley e outros dois ou três artistas americanos não muito mais do que isso. Os únicos artistas da música pop britânica que haviam alcançado algum sucesso na parada de LPs eram Cliff Ríchard and The Shadows.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

THE BEATLES - TWIST AND SHOUT - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!


"Twist and Shout” é a música mais forte do primeiro álbum dos Beatles - Please Please Me - e também a última. Uma das poucas que John e Paul devem ter desejado que fosse composta por eles próprios. "Twist and Shout” era o ponto alto das apresentações dos Beatles, a música da qual a maior parte do público iria se lembrar depois de terminado o espetáculo. A voz rascante, rouca, de John transforma o convite para "dançar e gritar" ("twist and shout") em uma ordem! A combinação intrínseca entre as guitarras solo e base, com o baixo pulsante de Paul e a bateria afiada de Ringo, tornam esta gravação verdadeiramente magnifica. Diz uma das lendas que, quando os Beatles terminaram as gravações para o álbum Please Please Me, ainda tinham algum tempo de sobra no estúdio; então, em uma só tomada, gravaram "Twist and Shout”. Na verdade, foram duas.
Philip "Phil" Medley foi um compositor americano notável por sua composição "Twist and Shout", que ele escreveu junto com Bert Russell. A primeira gravação foi feita pelos The Top Notes (às vezes chamado de "Topnotes"), em 1960, produzida por Phil Spector para a Atlantic Records. Em 1962, o grupo The Isley Brothers (não confundir com Everly Brothers, dos irmãos Phil e Don Everly) decidiu gravar a música e foram produzidos pelo próprio compositor Bert Russell, que não tinha ficado satisfeito com a produção de Phil Spector. "Twist and Shout", tornou-se a primeira gravação do trio a entrar para lista da revista Billboard (entre as 40 mais) e logo se tornou um cover frequente da música soul no início dos anos 1960. Quando os ‘Isleys’ gravaram, não imaginaram que ela se sairia tão bem quanto seu sucesso de três anos antes "Shout!" (também coverizada pelos Beatles). Para a surpresa deles, "Twist and Shout" fez um enorme sucesso nas listas de música pop e rhythm and blues americanas.

Os Beatles lançaram sua matadora e definitiva versão em seu álbum de estreia no Reino Unido, Please Please Me, de 1963. Em uma única sessão, eles gravaram todas as faixas para o álbum em um dia e Twist and Shout foi a última a ser gravada, já tarde da noite. John Lennon, o vocalista natural para a música, estava com gripe no dia e usava pastilhas para a garganta, talvez, por isso, tenha produzido uma das suas melhores e mais memoráveis performances vocais, rouca e dinâmica. Foram gravados somente dois takes da música, o primeiro é o que encerra o álbum de forma magnífica. George Martin disse, "Eu tentei o segundo take ... mas a voz do John já estava em frangalhos”Nos Estados Unidos, "Twist and Shout" foi lançada em 2 de março de 1964 como um single pela Vee-Jay Records, chegando ao segundo lugar no dia 4 de abril do mesmo ano. Neste país, a canção foi o único cover dos Beatles a vender mais de 1 milhão de cópias e o único a atingir as 10 mais tocadas em qualquer lista de paradas de sucesso norte-americanas. 
Quatro meses depois do sucesso com os Beatles,"Twist and Shout" foi regravada pelo grupo Brian Poole and the Tremeloes (os mesmos que foram escolhidos pela Decca ao invés dos Beatles) chegando a #4 nas paradas de sucesso do Reino Unido. Ao longo dos anos, "Twist and Shout" ainda seria regravada tantas e tantas vezes, pelas mais diferentes bandas e artistas, dos Mamas & Papas (que fizeram uma versão balada) a Electric Light Orchestra, mas nada, nenhuma chega nem perto ou se compara com a gravação original dos Beatles!
A versão dos Beatles foi o carro-chefe da trilha sonora do filme de 1986 "Ferris Bueller's Day Off" (Curtindo a Vida Adoidado), com o ator Matthew Broderick. O uso da música no filme, fez com que ela voltasse à lista da Billboard Hot 100, chegando ao número 23.
E para terminar, a gente confere pela primeira vez aqui no nosso blog preferido, "Twist and Shout" com os Beatles ao vivo no Washington Coliseum em 11 de fevereiro de 1964. E em cores!