segunda-feira, 30 de novembro de 2020

THE BEATLES – PLEASE PLEASE ME – THE SONG - SENSACIONAL!!!********


“Foi uma combinação de Bing Crosby e Roy Orbison”. Essa foi a descrição de Lennon da inspiração para “Please Please Me”, que se tornaria o primeiro single dos Beatles a alcançar o número um nas paradas do Reino Unido. Lennon escreveu a música na casa de sua Tia Mimi. “Lembro-me do dia e da colcha rosa na cama”, disse ele anos depois. “E eu ouvi Roy Orbison fazendo ‘Only the Lonely’ ou algo assim. É daí que veio isso. E eu sempre fiquei intrigado com as palavras de ‘Please, lend your little ears to my pleas’ (Por favor, empreste suas orelhinhas aos meus apelos' [da canção de 1932 de Crosby, 'Please’]. Eu adorei o duplo sentido da palavra Please”. “Se você imaginá-la bem mais lenta, que foi como John a compôs, ela tem tudo. As notas altas, todas as marcas registradas de uma música de Roy Orbison”, disse McCartney. 

“Please Please Me” foi uma das músicas que os Beatles tocaram para George Martin na segunda sessão de gravação em 11 de setembro de 1962, no EMI Studios. Martin não ficou impressionado com a versão lenta de “Please Please Me” (Por favor, me agrade), que ele chamou de "música de velório". Ele sugeriu que tocassem a música mais rápido e tentassem animar o arranjo. Não que ele estivesse impressionado com seus esforços originais em geral, neste ponto. “Para começar, a habilidade de composição deles era limitada”, disse Martin certa vez. “Nas primeiras músicas que ouvi deles, pensei, ‘Oh, Deus, onde vou conseguir uma boa música para eles?’. As primeiras que lançamos foram ‘Love Me Do’e ‘P.S. I Love You', que não são exatamente Cole Porter, são?".
“Love Me Do” se tornou um sucesso, porém, os Beatles foram chamados de volta ao estúdio para trabalhar em uma sequência. Quando eles voltaram para Abbey Road em 26 de novembro, Martin queria que eles lançassem uma música de Mitch Murray chamada “How Do You Do It”. Os Beatles tentaram persuadi-lo de que deveriam gravar uma música original, mas o produtor achava que nada que eles tinham escrito fosse tão bom quanto a música de Murray. (Martin foi de alguma forma justificado quando Gerry e os Pacemakers tiveram um sucesso número um com "How Do You Do It" no ano seguinte). Eles sugeriram “Please Please Me”, acrescentando que haviam seguido o conselho de Martin, acelerando o ritmo e acrescentando uma parte da gaita que imitou o riff de guitarra de abertura de Harrison.
Os Beatles sabiam que haviam descoberto novos caminhos. “Nós aumentamos o ritmo e de repente havia aquele espírito rápido dos Beatles”, disse McCartney. Lennon disse mais tarde que "no momento em que a sessão foi concluída, estávamos tão felizes que não conseguimos gravá-la em um ritmo rápido o bastante”. A batida firme e propulsora de Ringo levou Martin a admitir que ele estava errado sobre as habilidades do baterista.
A nova versão de “Please Please Me” tinha uma energia irresistível e uma sexualidade agressiva. (Talvez muito agressiva - a Capitol Records não lançaria o single na América porque alguns que ouviram a música interpretaram a letra como uma ode ao sexo oral, e o selo Vee-Jay de Chicago acabou lançando "Please Please Me".) Quando a banda havia terminado de definir a faixa, Martin anunciou pelo intercomunicador do estúdio: "Rapazes, acho que vocês conseguiram seu primeiro número um".
Ele estava certo: “Please Please Me” foi a primeira de quatro músicas consecutivas a emplacar o primeiro lugar, deflagrando a Beatlemania na Grã-Bretanha. O single vendeu tão bem que Brian Epstein tirou os Beatles da estrada para fazer seu álbum de estreia - o que eles fizeram em três sessões de três horas em 11 de fevereiro de 1963, retornando à turnê no dia seguinte - intitulado Please Please Me, por conta do sucesso arrasador da faixa. Mas o maior endosso da música pode ter vindo da tia de Lennon, Mimi, que não tinha sido convencida por "Love Me Do" de que a banda de seu sobrinho tinha muito futuro. Então ela ouviu “Please Please Me” e disse a Lennon "Esta é melhor, deve funcionar bem".
“Please Please Me” foi gravada nos dias 11 de setembro e 26 de novembro de 1962 e lançada em 11 de janeiro de 1963 no Reino Unido e 25 de fevereiro de 1963 nos Estados Unidos. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. John Lennon faz os vocais principais, toca guitarra e gaita; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison também faz backing vocals e toca a guitarra principal; e Ringo Starr toca bateria.

Nenhum comentário: