quarta-feira, 11 de novembro de 2020

THE BEATLES - HELP! - QUEM CRIOU A CAPA?✶✶✶✶✶


Robert Feeman, fotógrafo profissional e designer – o preferido dos Beatles. Entre 1963 e 1966, realizou um trabalho notável: Criou, fotografou e produziu, nada mais, nada menos, do que as capas dos álbuns “With The Beatles”, “A Hard Day’sNight”, Beatles For Sale”, “Help!” e “Rubber Soul”. Também foi ele quem criou os cartazes dos filmes “A Hard Day’s Night” e “Help!”.

A ideia original de Bob Freeman para a capa de “Help!” era os quatro Beatles movimentando os braços num arremedo a linguagem de sinalização de aeroportos formando a palavra "HELP". No entanto, as posições na capa não correspondem a letras e nem formam nenhuma palavra. Embora na foto eles imitem a comunicação por sinais (geralmente usados na marinha) as posições foram escolhidas ao acaso, levando em conta apenas uma boa aparência na imagem. Além do mais a fotografia foi editada. Existem várias versões com alguns dos Beatles invertidos em relação aos outros. Você pode perceber quem foi invertido nas fotos através de detalhes como os relógios, os botões das capas, etc. Robert Freeman, confirma isso: "Eu tinha a ideia da linguagem dos sinais soletrando as letras H-E-L-P. Mas quando chegou a hora do “click”, a disposição dos braços com as letras não aparecia bem. Então decidimos improvisar e acabou com o melhor posicionamento gráfico dos braços”.
No álbum da Parlophone no Reino Unido, as letras formadas pelos Beatles parecem ser "NUJV", enquanto o lançamento nos Estados Unidos foi bruscamente reorganizado pela Capitol Records mudando os Beatles de posicionamento, agora parecendo indicar as letras "NVUJ", com a mão esquerda de Paul McCartney apontando para o logotipo da Capitol. Essa edição do LP americano foi emitida em uma embalagem "deluxe" com capa dupla dobrável e várias fotos do filme e custava 1 dólar a mais do que outros lançamentos da Capitol até aquele momento.


Um comentário:

Siemens disse...

Idem a William Black e Jurgen Voorman Freeman teve uma importância visual ferrenha nos álbuns dos Beatles, nesta parte de ilustrar.

Quinto Beatle é uma bobagem urbana, PORÉM a importância que eles tiveram na estética foi enorme