terça-feira, 24 de novembro de 2020

GEORGE HARRISON - THE LORD LOVES THE ONE (That Loves The Lord)*****


"The Lord Loves The One (That Loves The Lord)" - "O Senhor Ama Aquele (Que Ama o Senhor)" é uma música de George Harrison, lançada em em seu álbum Living in the Material World, em1973. Como a faixa-título do álbum, foi inspirada nos ensinamentos de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).
"The Lord Loves The One" é um pop/rock com elementos de blues e gospel. Alguns críticos descreveram-na como o ponto alto musical de Living in the Material World, com a guitarra de Harrison sendo apontada como uma das melhores performances de sua carreira. A composição originou-se durante um período marcado pela devoção de Harrison a uma vida ascética hindu e o auge de sua associação pública com o movimento Hare Krishna, que incluiu sua doação de Bhaktivedanta Manor para uso como um templo da ISKCON. Na letra, Harrison canta a falsidade de lutar por riqueza ou poder no mundo material e defende um relacionamento direto com a divindade como um objetivo genuíno de vida. Ao fazê-lo, ele menospreza o papel dos líderes políticos, bem como seu próprio status como músico e celebridade do rock. A mensagem Hare Krishna também se refletiu na escolha de Harrison para as artes do álbum Material World, especificamente a reprodução de uma pintura de Krishna do Bhagavad Gita publicado por Prabhupada.
Harrison gravou "The Lord Loves The One" entre outubro de 1972 e março de 1973 com os músicos Nicky Hopkins, Klaus Voormann, Jim Keltner e Jim Horn. Embora a música tenha sido elogiada pela crítica, as asserções devotas na letra de Harrison tipificaram o que alguns críticos em 1973 consideraram uma mensagem excessivamente didática em grande parte do álbum principal. Entre os revisores do século 21, a composição continua a dividir  opiniões. Embora alguns considerem a música como uma escolha óbvia para ser tocada ao vivo, Harrison cantou "The Lord Loves The One" apenas uma vez em um concerto - na noite de abertura de sua turnê norte-americana de 1974 com Ravi Shankar.

Nenhum comentário: