terça-feira, 24 de novembro de 2020

ELETRIC LIGHT ORCHESTRA - ORDINARY DREAM - FANTÁSTICO!


Há 20 anos, no ano 2000, depois de anos de batalha em tribunais com ex-companheiros, Jeff Lynne finalmente, ficou com o direito de uso do nome "ELETRIC LIGHT ORCHESTRA". Em 2001, ZOOM, primeiro álbum desde Balance of Power, de 1986, foi lançado. Embora faturado e comercializado como um álbum da Eletric Light Orchestra, os únicos membros originais eram Jeff Lynne e Richard Tandy. Zoom apresentava um som mais orgânico, com menos ênfase nas cordas e efeitos eletrônicos. Entre os músicos convidados estão as participações mais que especias de George Harrison, em uma de suas últimas colaborações tocando sua slide em duas músicas: "A Long Time Gone" e "All She Wanted"; e Ringo Starr, que também toca em duas músicas: "Moment in Paradise" e "Easy Money".

ZOOM foi gravado basicamente por Jeff Lynne sozinho. Após a conclusão do álbum, ele reformou completamente a banda com novos membros, incluindo sua então namorada, a belíssima Rosie Vela e anunciou que faria uma turnê novamente com a ELO. Richard Tandy voltou logo depois de duas apresentações ao vivo de televisão: VH1 Storytellers e PBS show na CBS Television City, mais tarde intitulado Zoom Live Tour, que foi lançado em DVD. A turnê prevista foi cancelada pelo impacto que a morte do amigo George Harrison teve sobre Jeff Lynne.

ZOOM é um daqueles álbuns fantásticos que só aparece de dez em dez anos. Com produção impecável do próprio Jeff Lynne, talvez seja a melhor coleção de letras que já escreveu. Seria difícil destacar uma entre as treze faixas, mas com certeza, "Ordinary Dream" é uma das melhores, com sua poesia dramática e um arranjo admirável no melhor estilo Beatle, coisa que ele sempre fez.

Um comentário:

Evandro disse...

Ótima dica! Acho que não chegaria ao disco sozinho, embora eu goste da ELO