"You say it's your birthday, it's my birthday too, yeah! They say it's your birthday, we're gonna have a good time. I'm glad it's your birthday, happy birthday to you..."
Composta por Paul McCartney e John Lennon, "Birthday" teria surgido de uma jam no estúdio e marca o retorno dos Beatles à tradicional forma do rock and roll, apesar de suas composições terem aumentado em complexidade e terem desenvolvido características próprias e originais nesse ponto. Paul tocou a melodia básica ao piano, e em seguida George, John e Ringo acrescentaram os acompanhamentos.
Durante a noite, os quatro fizeram uma pausa e foram para a casa de Paul em Cavendish, para assistir à estreia na televisão de “The Girl Can’t Help It” de 1956, que iria passar pela primeira vez na TV no horário nobre, estrelado por Jayne Mansfield e com músicas de Fats Domino, Gene Vincent, The Treniers, The Platters, Little Richard e Eddie Cochran. Chris Thomas, co-produtor do álbum branco, disse: "Eu tinha avisado Paul uns 2 dias antes sobre a exibição do filme, então a ideia era fazer uma pausa, ir para a casa de Paul, assistir ao filme e depois voltar ao trabalho”. De volta ao estúdio, todos empolgados pela energia transmitida pelo filme, terminaram a música inteira. Compuseram, ensaiaram e gravaram, tudo na mesma noite. “Você diz que é o seu aniversário, bem, é meu aniversário também. Vamos passar um tempo legal, estou feliz que é seu aniversário. Sim, nós vamos para uma festa. Eu gostaria de dançar, me dê essa chance”. Sobre a letra, McCartney disse o seguinte: "Aquilo foi meio a meio, John e eu, fazendo a canção e gravando tudo na mesma noite. Eu não me lembro de ser o aniversário de ninguém em particular, mas vendo por outro lado é uma música que se refere a tradições como o Natal ou aniversários, isso traz vida à canção, será ótima porque as pessoas vão colocar para tocar em festas e cantar em aniversários e é boa para dançar”. E doze anos depois, John Lennon disse: "Paul queria escrever algo sobre aniversários, então ele fez a dele. É uma porcaria, mas tem um som interessante: colocamos o piano num amplificador de guitarra e um efeito tremolo, o que acho que foi a primeira vez que fizemos". "Birthday" é um dos melhores e mais poderosos rocks criados pelos Beatles e contém uma das melhores performances vocais de McCartney no Álbum Branco e uma das melhores performances de Ringo tocando furiosamente sua bateria.
"Birthday" foi escolhida para abrir a segunda metade do Álbum Branco, o “Lado 3” e é quase emendada com "Yer Blues", de Lennon. Foi gravada nos estúdio 2 da EMI em Abbey Road em 18 de setembro de 1968. Paul McCartney canta em seu melhor estilo Little Richard, toca baixo, piano, e bate palmas; John Lennon também canta, toca tamborim, guitarra e bate palmas; George Harrison toca a guitarra solo e bate palmas; e Ringo Starr toca sua bateria espetacularmente e bate palmas; Pattie Harrison e Yoko Ono fazem backing vocals e batem palmas e Mal Evans bate palmas. E eu também bato palmas, e grito, e pulo, e fico feliz toda vez que escuto! Happy birthday to you!
Não a escutei no dia do nosso Aniversário (meu e do Paul) este Ano. Imperdoável!
ResponderExcluir