segunda-feira, 22 de abril de 2019

A HISTÓRIA DE JAYNE MANSFIELD E OS BEATLES*****


Jayne Mansfield, a voluptuosa atriz Hollywoodiana, nasceu na Pensilvânia, em 19 de abril de 1933. Ela foi um dos principais símbolos sexuais entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960. Primeiro chamou a atenção do público ao se tornar a playmate da edição de fevereiro de 1955 da revista Playboy. Como atriz, atuou em várias produções de Hollywood que enfatizavam o seu lado sensual, sendo considerada a grande alternativa da 20th Century Fox para a incomparável Marilyn Monroe. Tornou-se, de fato, a primeira atriz a aparecer nua em uma produção hollywoodiana (em Promises! Promises! de 1963). A partir de 1960 fez uma série de filmes na Europa, com resultados desastrosos para sua carreira pós-1962.

Muitas vezes chamada de a "loira mais inteligente de Hollywood", referências frequentes eram feitas ao alto QI de Jayne Mansfield, tido como de 163. Apesar disso, ela frequentemente queixava-se de que o público não se importava com sua inteligência e estavam mais interessados em suas medidas corporais. Além do inglês, falava francês, espanhol, alemão e, em 1963, passou a estudar italiano. No dia 29 de junho de 1967, Jayne Mansfield, uma das maiores "sex symbol" dos anos 50 e 60, morreu aos 34 anos em um acidente de carro. Embora muitos de seus filmes nunca tenham sido vistos, Mansfield continua sendo um dos ícones mais conhecidos da cultura americana de celebridades dos anos 1950 e 1960. Tá. E quando os Beatles aparecem na história? Calma, agora.
Ela foi notada entre os fãs do rock 'n' roll por sua performance como a loira Jerri Jordan em 'The Girl Can't Help It', um filme clássico que contou com uma galáxia de estrelas do rock, incluindo Little Richard, The Platters, Eddie Cochran, Gene Vincent e Fats Domino. Os Beatles adoravam esse filme. May Mann, em sua biografia "Jayne Mansfield", afirmou que na primeira turnê americana dos Beatles, John Lennon mencionou que a estrela de um filme que ele queria ver era Jayne Mansfield. Um encontro entre a estrela e o grupo aconteceu no Whisky A Go Go na Sunset Strip. Mann afirma ainda que John ficou irritado quando Jayne levou o marido. No entanto, a interpretação de Mann dos eventos foi diferente da de alguém que testemunhou - o jornalista Chris Hutchins. Segundo ele, na verdade, quando os Beatles estavam hospedados no subúrbio de Hollywood de Bel Air, foi Jayne, vestida com um casaco de gato malva, que apareceu para vê-los na terça-feira, 25 de agosto de 1964, acompanhada de um amigo. John e Ringo eram os únicos membros do grupo presentes e ela puxou o cabelo de John e gritou: "Isso é real?", ao que John respondeu, fixando os olhos para suas características mais famosas, "São. E esses são reais?". "Há uma maneira de descobrir", disse ela. Hutchins estava com John na época e relatou que John se ofereceu para fazer coquetéis. Longe do olhar de Jayne, ele colocou gim, vodka, vinho tinto, vários licores em um misturador - e então fez xixi. Isso mesmo, urinou na bebida. Jayne então pediu a seu amigo para ler as cartas do Tarot para ela e John. Ele começou a lê-las e depois as soltou com horror, exclamando: "Meu Deus, isso é terrível. Eu vejo um final horrível para tudo isso". John se emputeceu e o enxotou. Depois, ela sugeriu que mais tarde se juntassem no Whiskey-a-Go-Go na Sunset Boulevard.

Quando os Beatles já estavam lá, Jayne Mansfield de repente entrou e abriu caminho até o meio deles, permitindo que um batalhão de fotógrafos disparassem mortalmente seus flashes.

George Harrison ficou transtornado de raiva com os paparazzi e jogou água com gelo em um fotógrafo, mas um cubo de gelo atingiu outra atriz, Mamie van Doren, no rosto. George havia dito: "Eu decidi batizá-lo, jogando a água gelada do fundo do meu copo sobre ele". Os Beatles então se levantaram para ir embora e, antes de partirem, John se inclinou e disse a Jayne Mansfield sobre o ingrediente secreto que ele havia acrescentado ao coquetel que ele preparara para ela. Quase levou um soco. No outro dia, fotos do incidente apareceram em vários jornais.

Depois de alguns anos de decadência, a carreira de Jayne Mansfield foi subitamente interrompida na madrugada de 29 de junho de 1967, aos 34 anos de idade, quando sofreu um acidente de carro durante uma viagem entre New Orleans e Slidell com o namorado Sam Brody e três de seus quatro filhos. O carro que eles estavam, um Buick Electra, colidiu de frente com um caminhão na U.S. Route 90 em Louisiana, por volta das 2:25 da manhã. Jayne, Brody e o motorista morreram na hora, mas as crianças, que estavam todas no banco traseiro, ficaram apenas com ferimentos leves.
John lembrou-se da leitura do Tarô e ficou alarmado. Ele era então obcecado com numerologia e, em particular, o número nove. Ele disse: “Jayne nasceu em 19 de abril e morreu em 29 de junho. Abril é o quarto mês e junho é o sexto. Adicione-os juntos e você terá dez. Eu nasci em 9 de outubro, o nono dia do décimo mês. Ela morreu dois meses depois de seu aniversário, o que significa que vou morrer em um dia com nove, em dezembro".

No painel interno da capa do álbum BEATLES FOR SALE, de 1964, a imagem de Jayne Mansfield está por trás de Paul McCartney. Jayne aparece de perfil, olhando para a direita.

Um comentário:

Dani disse...

Ela era mãe da atriz Mariska Hargitay, a Detetive Olivia Benson da série Law and Order: Special Victims Unit, uma das minhas séries favoritas, acompanho praticamente desde o começo.
Inclusive ela era um dos filhos da atriz que estavam no carro acidentado.