Durante os anos da corrida do ouro e da prata na segunda metade do século 19, vários dos mineiros mais famosos e bem-sucedidos eram de origem irlandesa e irlandesa americana. Com o tempo, essa associação dos irlandeses com as fortunas da mineração levou à expressão "sorte dos irlandeses".
"The Luck of the Irish", a canção escrita por John Lennon e Yoko Ono, foi lançada pela primeira vez no álbum do casal de 1972 com Plastic Ono Elephant's Memory Band, Some Time in New York City. Foi composta no final de 1971 e tocada por Lennon e Ono ao vivo em vários comícios de protesto e aparições na televisão antes de ser lançada no álbum. Foi programada para ser o primeiro single de Some Time in New York City apoiado por "Attica State", mas o lançamento foi arquivado em favor de "Woman Is the Nigger of the World". Uma performance acústica ao vivo foi lançada em vários álbuns de compilação de John Lennon.
A canção de Lennon usa uma melodia folclórica. Na época, Lennon e Ono acreditavam que a simplicidade de uma melodia folclórica encorajaria a participação do público e ajudaria a se envolver em suas causas políticas. O crítico musical Johnny Rogan o descreve como tendo um "arranjo de hora de valsa". Uma flauta tocada por Stan Bronstein fornece uma contramelodia para a parte vocal. Rogan considera a parte da flauta como evidência de que a canção começou como uma canção folclórica e foi posteriormente convertida em uma canção pop. A letra castiga a história do domínio britânico na Irlanda, descrevendo como uma "terra cheia de beleza e maravilha" foi "estuprada pelos bandidos britânicos". O título da música pretendia ser irônico, já que Lennon canta que a sorte dos irlandeses tem sido historicamente inexistente, e que "se você tivesse a sorte dos irlandeses você gostaria de ser inglês". A melodia agradável pretendia fornecer um contraste irônico com a letra, na qual Lennon descreve como "mil anos de tortura e fome" levaram o povo irlandês "para longe de sua terra". "The Luck of the Irish" é uma das duas canções de Some Time in New York City que tratam do conflito étnico-nacionalista em curso na Irlanda do Norte na época. Enquanto a outra canção com tema irlandês, "Sunday Bloody Sunday", foi escrita especificamente em resposta ao massacre do Domingo Sangrento em 30 de janeiro de 1972, "The Luck of the Irish" foi escrita em novembro de 1971, inspirada por uma marcha de protesto que Lennon havia participado no mês de agosto anterior. John Lennon: vocais e guitarra; Yoko Ono: vocais; Adam Ippolito: piano e órgão; Gary Van Scyoc: baixo; Stan Bronstein: flauta; Richard Frank Jr: bateria e percussão; e Jim Keltner: bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!