domingo, 14 de agosto de 2022

JOHN LENNON - SUNDAY BLOODY SUNDAY - 1972


"Bloody Sunday" (domingo sangrento) foi o nome pelo qual ficou conhecido um massacre ocorrido em Derry, ao norte da Irlanda, em 30 de janeiro de 1972, quando 26 pessoas que participavam de uma marcha pelos direitos civis foram atingidas por tiros disparados pelo Primeiro Batalhão de Paraquedistas Britânico. Os tiros foram iniciados quando parte dos manifestantes tentou vencer, atirando pedras, uma barricada montada pelos militares para conter a passeata. Treze pessoas, incluindo seis menores de idade, morreram na hora. Uma outra pessoa morreu (possivelmente devido aos ferimentos) seis semanas depois. Duas pessoas foram atropeladas por veículos militares. Segundo testemunhas e jornalistas presentes, nenhum dos atingidos estava armado. Cinco deles foram atingidos pelas costas. Investigações levadas a cabo logo após o evento inocentaram os envolvidos. Uma segunda investigação iniciada em 1998 nunca foi concluída.

"Sunday Bloody Sunday" é uma música forte composta por John Lennon e Yoko Ono, lançada pela primeira vez em seu álbum Some Time in New York City, lançado em 12 de junho de 1972. A música, que abre o lado 2 do álbum, aborda o massacre que ficou conhecido como "Domingo Sangrento" de 30 de janeiro daquele ano e é uma das duas do álbum que aborda o conflito contemporâneo da Irlanda do Norte, a outra é "The Luck of the Irish".

Lennon tinha simpatia pela minoria irlandesa católica romana na Irlanda do Norte e se juntou a um protesto em Londres em 11 de agosto de 1971 que tentou pressionar o governo britânico a remover suas tropas da Irlanda do Norte, pouco antes de Lennon se mudar para Nova York. Quando houve o massacre, em 30 de janeiro, Lennon, que estava morando em Nova York na época, ficou furioso e escreveu "Sunday Bloody Sunday" como uma resposta irada. A letra expressa toda a raiva de Lennon, que doou todos os royalties para o movimento dos direitos civis na Irlanda do Norte. "Seus porcos ingleses e escoceses, enviados para colonizarem o Norte. Vocês sacodem sua sangrenta Union Jack, sabem o que isso significa! Como ousam fazer refém um povo livre e altaneiro? Deixem a Irlanda para o irlandeses! Mandem os ingleses de volta pro mar!". 

Nenhum comentário: