sexta-feira, 26 de agosto de 2022

TERRY JACKS - SEASONS IN THE SUN ❋❋❋❋❋


Originalmente "Le Morribond" ("The Dying Man"),  foi escrita e interpretada em francês pelo poeta e compositor belga Jacques Brel em 1961. O poeta americano Rod McKuen traduziu a letra para o inglês e, em 1964, o Kingston Trio lançou a primeira versão em inglês da música. Esta foi a versão que Terry Jacks ouviu, e que se tornou a base para sua versão. A versão original de Jacques Brel é bastante sombria, mas Jacks teve uma inspiração sincera para a reformulação da música: um bom amigo seu estava com leucemia e com apenas seis meses de vida. "Ele se foi em quatro meses", Jacks disse. "Ele era um grande amigo meu, um dos meus melhores amigos, e ele disse que eu era o primeiro para que ele contou. Eu me lembrei dessa música de um velho morrendo de coração partido, e gostei um pouco da melodia, havia algo lá. Eu reescrevi a música sobre meu amigo". Em 1973, "Seasons In The Sun" foi lançada como o segundo single de Jacks ("Concrete Sea" foi o primeiro), e foi um enorme sucesso, indo para o primeiro lugar nos Estados Unidos por três semanas e também no topo das paradas do Reino Unido e Canadá.
Terry Jacks lançou o single pelo seu próprio selo, Goldfish Records, e ficou surpreso quando se tornou o single mais vendido da história canadense: mais de 285.000 cópias vendidas em questão de semanas. O vice-presidente da Bell Records, Dave Carrico, ouviu o disco, voou para Vancouver e comprou os direitos americanos. Bell lançou a música nos EUA e, em 14 de fevereiro de 1974, ganhou seu primeiro RIAA Gold Award por vendas de mais de um milhão de cópias. Eventualmente, vendeu mais de três milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Em todo o mundo, o número foi superior a seis milhões.
"Seasons in the Sun" é a história de um moribundo, despedindo-se de seus entes queridos que compartilharam sua vida. Pouco antes do lançamento da gravação de Terry Jacks, Jacques Brel se aposentou, no auge de sua popularidade. Seus fãs ficaram surpresos, mas o compositor não deu razão. Depois de anos, a verdade foi revelada: após uma batalha silenciosa de seis anos contra o câncer, Brel sucumbiu à doença e morreu em 9 de outubro de 1978. Com o dinheiro que ganhou com essa música, Jacks comprou um barco, que batizou de "Seasons in the Sun". Começou a navegar pela costa oeste do Alasca e Canadá, e teve algumas revelações de caráter religioso. Terry Jacks tornou-se cristão e começou uma busca pessoal para proteger a natureza. Desistiu da música e se tornou um ativista ambiental, lutando contra as fábricas de papel canadenses, que ele acusou de despejar toxinas e destruir florestas. Ele fez alguns filmes sobre o assunto, incluindo The Faceless Ones e The Warmth of Love: The 4 Seasons of Sophie Thomas, mantendo um estilo de vida modesto no Canadá financiado por suas realizações musicais. Terry Jacks está com 78 anos.

Nenhum comentário: