segunda-feira, 1 de agosto de 2022

PAUL McCARTNEY - SO BAD - 1983


"So Bad" é ​​uma canção de Paul McCartney lançada pela primeira vez em seu álbum de 1983, Pipes of Peace. Também foi lançada como single nos EUA e alcançou o 23º lugar na Billboard Hot 100. No Reino Unido, foi lançada como o lado B do single "Pipes of Peace". Uma versão de "So Bad" foi lançada mais tarde no álbum de 1984 Give My Regards to Broad Street e foi usada no filme. McCartney compôs a música improvisando no piano da família com seus filhos ao seu redor. Ele disse sobre a música: "Comecei a cantá-la em casa com as crianças e Linda e o verso "Girl I love you so bad" foi bom para todos, exceto James, que deveria ter cerca de quatro anos e meio, e eu senti que o estava deixando de fora. Então só para ele eu cantei "Boy I love you so bad" e ele ficava todo tímido e era lindo. E então eu trabalhei na música. Era uma pequena melodia que eu tinha, e comecei a escrever palavras. Elas pareciam ser muito simples e muito bregas, mas pareciam se encaixar. Não havia como torná-los mais gramaticais. Garota, eu te amo tanto... tinha que ser Garota, eu te amo tanto"De acordo com os historiadores Chip Madinger e Mark Easter, a letra e a melodia bem açucaradas, são quase insuportavelmente tímidas, feitas para uma música que não foi particularmente bem recebida pelos fãs ou críticos. O jornalista musical Rob Sheffield achou a música incrivelmente bonita, mas a letra bem ruim, "quase um primeiro rascunho". A Allmusic disse que Paul "fica um pouco pegajoso", mas diz que "a melodia o salva". O crítico do PopMatters, Jeff Strowe, é menos gentil dizendo que McCartney mancha sua excelente reputação de compositor.

"So Bad" alcançou a posição #23 na Billboard Hot 100. Se saiu um pouco melhor no Canadá, alcançando o Top 20 da parada de singles RPM, e se saiu ainda melhor nas paradas Adult Contemporary, com um 3º lugar nos EUA e o 2º no Canadá.
O videoclipe que acompanha o lançamento do single mostrou os McCartneys, Stewart e Starr tocando seus instrumentos com a versão da música em Pipes of Peace, intercaladas com fotos tiradas por Linda."So Bad" foi regravada para o filme Give My Regards to Broad Street e foi incluída no álbum com a trilha sonora. Esta versão é semelhante à original de Pipes of Peace, mas Dave Edmunds e Chris Spelling tocam guitarra em vez de Eric Stewart, embora Stewart apareça no filme.

Um comentário:

roque22 disse...

Uma das minhas prediletas deste bom disco de Macca