sexta-feira, 26 de agosto de 2022

FERNÃO CAPELO GAIVOTA - RICHARD BACH - FANTÁSTICO!


"Eis um teste para saber se você terminou
sua missão na Terra:
Se você está vivo, não terminou".

Richard Bach é autor de algumas das obras mais inspiradas que o espírito humano produziu nos últimos cinquenta anos. Nasceu em 23 de junho de 1936 no estado de Illinois, EUA. Filho de Roland Robert e Ruth Helen (Shaw) Bach e tataraneto do grande compositor Johann Sebastian Bach. A aviação sempre foi o seu negócio. Foi instrutor de voo técnico, piloto tático, dublê cinematográfico... Desde de jovem, sempre teve em mente escrever um livro que falasse sobre pássaros que ultrapassavam os seus próprios limites. Foi assim que nasceu o seu livro mais famoso, Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull) de 1970 - que dois anos mais tarde tornou-se um filme absolutamente maravilhoso. Todos os seus pensamentos e atos levam, de uma forma lógica, aos temas desenvolvidos em seus livros e ao prazer que ele sente em voar. “Voar é minha religião”, diz Richard Bach, “é a maneira que tenho de descobrir a verdade”.

O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. Richard Bach usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. Está preocupado com a beleza de seu próprio voo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos voos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso.

A primeira parte mostra o jovem Fernão Capelo Gaivota frustrado com o materialismo e o significado da conformidade e da limitação da vida de gaivota. Ele é tomado pela paixão pelos voos de todos os tipos, e sua alma decola como os seus experimentos e emocionantes triunfos de ousadia e feitos aéreos. Eventualmente, a sua falta de conformismo diante da limitada vida de gaivota leva-o a entrar em conflito com o seu bando, e os virar contra ele. Ele torna-se um maldito. Não por isso, Fernão continua seus esforços para atingir objetivos e voos cada vez mais altos, muitas vezes bem sucedidos, mas eventualmente sem conseguir tanto quanto desejaria. Ele é, em seguida, encontrado por duas radiantes gaivotas que explicam-lhe que ele já aprendeu muito, e que agora elas estão lá para ensinar-lhe mais. Ele então passa a segui-las.

Na segunda parte, Fernão transcende a uma outra sociedade onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo vôo. Ele só é capaz de praticar essa habilidade após duras horas de muito treino de voo. Nesta outra sociedade, o respeito real surge em contradição com a força coercitiva que estava mantendo o antigo bando junto. O processo de aprendizagem, que liga os professores altamente experientes aos aluno dedicados, é aumentado a quase um nível sagrado, sugerindo que esta pode ser a verdadeira relação entre homem e Deus. O autor considera que certamente humano e Deus, independentemente de todas as enormes diferenças, estão compartilhando algo de grande importância juntos: "Você tem de compreender que uma gaivota é uma ilimitada ideia de liberdade, uma imagem da Grande Gaivota. Ela sabe que você tem que ser fiel a si mesmo".
A introdução à terceira parte é composta pelas últimas palavras da professora de Fernão: "continuar trabalhando para amar". Nesta parte Fernão entende que o espírito não pode ser verdadeiramente livre sem a capacidade de perdoar, e o caminho do progresso passa pela capacidade de tornar-se um professor - e não somente pelo trabalho árduo como um aluno. Fernão volta para o antigo bando para compartilhar suas ideias e as suas descobertas recentes e grande experiência, pronto para a difícil luta contra as atuais normas da referida sociedade. A capacidade de perdoar parece ser uma obrigatoriedade para a condição de passagem. "Vocês querem voar tão grande a ponto de perdoar o bando, e aprender, e voltar a eles um dia e trabalhar para ajudá-los a se conhecer?" Fernão pergunta ao seu primeiro estudante antes de iniciar as conversações. A ideia de que os mais fortes podem atingir mais por deixar para trás os mais fracos amigos parece totalmente rejeitada. Daí, o amor e o perdão merecem respeito e parecem ser igualmente importantes para libertar-se da pressão de obedecer às regras apenas porque são comumente aceitas.
O filme Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull) de 1973 - dirigido por Hall Bartlett - marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu mais de 40 milhões de cópias e foi publicado em 70 países. O filme conta a história da jovem gaivota que, após ser expulso por seu bando austero, parte em uma odisseia para descobrir como quebrar os limites de sua própria velocidade de voo. O longa foi produzido filmando gaivotas reais e, em seguida, sobrepondo o diálogo humano. Os dubladores do filme incluíam James Franciscus no papel-título e Philip Ahn como seu mentor, Chang.

Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro.

Um comentário:

Dani disse...

Legal! Deve ser um livro muito bonito, desde criança eu ouço falar do livro mas nunca li. Nem sabia que havia um filme.