"You say it's your birthday, it's my birthday too, yeah! They say it's your birthday, we're gonna have a good time. I'm glad it's your birthday, happy birthday to you.Yes we're going to a party party"...
"Birthday" foi o outro rock de Paul (depois de "Back In The USSR), escolhido para abrir a segunda metade do "Álbum Branco", o “Lado 3”. Ela antecede "Yer Blues", outra paulada de John Lennon. Composta por Paul McCartney, teria surgido de uma jam no estúdio e marca o retorno dos Beatles à tradicional forma do rock and roll, apesar de suas composições terem aumentado em complexidade e terem desenvolvido características próprias e originais nesse ponto. Paul tocou a melodia básica ao piano, cujo início era baseado na introdução de "Just A Little Bit" de Rosco Gordon de 1960. John Lennon diz que McCartney estava pensando em "Happy, Happy Birthday Baby", um hit de 1957, de The Tune Weavers, mas queria produzir algo contemporâneo e rock'n'roll. Depois, George, John e Ringo acrescentaram os acompanhamentos.
Durante a noite, os quatro fizeram uma pausa e foram para a casa de Paul em Cavendish, fumar um e assistir à estreia na televisão de “The Girl Can’t Help It” de 1956, que iria passar pela primeira vez na BBC de Londres no horário nobre, estrelado por Jayne Mansfield e com músicas de Fats Domino, Gene Vincent, The Treniers, The Platters, Little Richard e Eddie Cochran. Chris Thomas, o co-produtor do disco, disse: "Eu tinha avisado Paul uns 2 dias antes sobre a exibição do filme, então a ideia era fazer uma pausa, ir para a casa de Paul em Cavendish Avenue assistir ao filme e depois voltar ao trabalho”. De volta ao estúdio, todos empolgados pela energia transmitida pelo filme, terminaram a música inteira. Compuseram, ensaiaram e gravaram, tudo feito em um dia. “Você diz que é o seu aniversário, bem, é meu aniversário também. Vamos passar um tempo legal, estou feliz que é seu aniversário. Sim, nós vamos para uma festa. Eu gostaria de dançar, me dê essa chance”. Sobre a letra, McCartney disse o seguinte: "Aquilo foi meio a meio, John e eu, fazendo a canção e gravando tudo na mesma noite. Eu não me lembro de ser o aniversário de ninguém em particular, mas vendo por outro lado é uma música que se refere a tradições como o Natal ou aniversários, isso traz vida à canção, será ótima porque as pessoas vão colocar para tocar em festas e cantar em aniversários e é boa para dançar”. E doze anos depois, John Lennon disse: "Paul queria escrever algo sobre aniversários, então ele fez a dele. É uma porcaria, mas tem um som interessante: colocamos o piano num amplificador de guitarra e um efeito tremolo, o que acho que foi a primeira vez que fizemos". Birthday é um dos melhores e mais poderosos rocks criados pelos Beatles e contém uma das melhores performances vocais de McCartney no Álbum Branco. Asolutamente genial!
"Birthday" foi gravada nos estúdios da EMI em Abbey Road em 18 de setembro de 1968. Paul McCartney canta em seu melhor estilo Little Richard, toca baixo, piano, e bate palmas; John Lennon também canta, toca tamborim, guitarra e bate palmas; George Harrison toca a guitarra solo e bate palmas; e Ringo Starr toca sua bateria e bate palmas; Pattie Harrison e Yoko Ono fazem backing vocals e batem palmas e Mal Evans bate palmas. E eu também bato palmas, e grito, e pulo, e fico feliz toda vez que escuto. Forever, até o fim!
Esta não foi a única música do WA que só o que importava era o som, até por eles expandirem seu estilo no Hard Rock
ResponderExcluirEu também bato Palmas.
ResponderExcluir