terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

EPIPHONE - A GUITARRA PREFERIDA DE JOHN LENNON⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Quem teve a oportunidade de assistir ao incrível documentário “Get Back”, de Peter Jackson, lançado em serviços de streaming no final de 2021, provavelmente notou que John Lennon tocou praticamente a mesma guitarra durante toda a série. É o mesmo instrumento que Lennon tocou durante a última apresentação dos Beatles: o "Rooftop Concert", realizado no topo do prédio da Apple, em Saville Row, Londres, em 1969.
Desde que a comprou em 1966, a Epiphone Casino tornou-se, sem dúvida, uma parte essencial do som característico de Lennon durante a segunda metade da carreira dos Fab Four, e que Lennon manteve esta guitarra como seu instrumento principal até o final de sua vida.

Hoje em dia, existem duas versões diferentes da Casino, ambas baseadas na guitarra original de Lennon: a Epiphone John Lennon Revolution Casino em acabamento natural e a Epiphone Casino Inspired by John Lennon em vintage sunburst.
Quem é fã incondicional dos Beatles, sabe que houve um momento em que Paul McCartney, George Harrison e John Lennon tocavam Epiphones Casinos como guitarras principais, quando eles já eram a maior banda do mundo.

A maioria dos guitarristas acha que a Epiphone como marca, se baseia na imitação das guitarras Gibson. Não estão totalmente errados ao dizer isso, mas o fato é que em 1957 a Gibson comprou a Epiphone porque ela era uma de suas maiores rivais. Nos anos 30, 40 e início dos anos 50, ambas as empresas fabricavam guitarras archtop (oca com corpo inteiro e um topo arqueado distinto, com cordas de metal) para músicos de jazz daquela época, e foi por isso que a Gibson decidiu comprar a Epiphone, basicamente para adquirir o controle sobre sua produção. Durante o final dos anos 50 e início dos anos 60, a Gibson produziu diferentes modelos de guitarras sob o nome Epiphone que hoje são considerados clássicos. As guitarras Epiphone feitas no início dos anos 60 eram instrumentos excelentes, e foi por isso que os Beatles se encantaram por elas.

Uma guitarra totalmente oca equipada com captadores P-90, como a Epiphone Casino, pode produzir um som muito agressivo e também pronto para feedback. Outro aspecto da Epiphone Casino que John Lennon e os Beatles definitivamente gostaram é que esta guitarra não deve ser considerada apenas uma máquina de feedback incrivelmente eficaz. Também é bastante útil como ferramenta de compositor e também pode gerar um som limpo muito claro e arredondado, perfeito para arpejar e dedilhar acordes, quase exatamente como se faz em um violão.

As peculiaridades da Casino impressionaram muito os Beatles, tanto como compositores quanto como amantes da experimentação sonora em estúdio. Paul McCartney, George Harrison e John Lennon foram todos orgulhosos proprietários das Epiphones Casinos em algum momento de suas carreiras. Em 1964, Paul McCartney queria uma guitarra que pudesse lhe dar feedback facilmente. Sendo um amigo próximo da lenda britânica do blues John Mayall, McCartney ouvia muitos discos de blues diferentes que Mayall tocava para ele em sua casa. Mayall disse que durante uma dessas sessões de audição, ele mostrou a McCartney sua guitarra oca comprada enquanto estava no exército no Japão em 1955 e disse-lhe que é muito mais fácil obter feedback tocando guitarras ocas.
Naquele mesmo dia, o Beatle comprou sua Epiphone Casino. Paul McCartney foi o primeiro Beatle a comprar uma Casino, que logo teve que adaptá-la, para que pudesse tocar como uma guitarra para canhotos. Em 1966, tanto John Lennon quanto George Harrison decidiram comprar Epiphones Casino porque ficaram impressionados com o quão bem a guitarra de Paul soava. A primeira aparição ao vivo dos Beatles tocando essas guitarras foi no “Top of the Pops” da BBC.

Embora as duas guitarras tenham sido feitas em 1965, podemos ver algumas diferenças entre elas, principalmente porque a Casino de Harrison tinha um sistema de tremolo Bigsby, enquanto a guitarra de Lennon era equipada com o arremate trapézio padrão da Epiphone. Curiosamente, a Casino de John Lennon tinha um anel preto ao redor do seletor de captação, o que é uma característica muito incomum de se encontrar neste modelo. Ambas as guitarras foram equipadas com ferragens douradas. Tanto Lennon quanto Harrison escolheram suas respectivas Casinos como guitarras principais quando os Beatles embarcaram em sua turnê de 1966 pela Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Depois de voltarem da turnê, os Beatles começaram a gravar seu lendário álbum conceitual de 1967, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Esta obra-prima foi gravada usando todas as três guitarras Epiphones Casinos dos Beatles.
Enquanto estudavam meditação transcendental na Índia em 1968, Lennon e Harrison estavam convencidos de que obteriam um som melhor lixando o acabamento de suas guitarras como a do amigo Donovan Leitch. Então, quando voltaram para Londres, lixaram suas cassinos. Isso aconteceu durante a gravação do “Álbum Branco”. Uma das últimas apresentações dos Beatles com suas Casinos pode ser conferida na música “The End”, do álbum Abbey Road. No solo desta música, há um “duelo” de guitarras a três onde Paul, George e John tocam um solo de dois compassos cada, um após o outro. Harrison usou sua Gibson Les Paul enquanto Lennon e McCartney tocaram com suas Casinos.
John, Paul e George mantiveram suas Epiphones Casinos mesmo depois de seguirem caminhos separados. McCartney ainda se refere à Casino como sua guitarra elétrica favorita em geral.

A Casino original de 1965 que John Lennon comprou em 1966, era uma guitarra “feita pela Gibson”, assim como a maioria dos instrumentos Epiphone produzidos naquela época. O que significa que, no início dos anos 60, a Gibson estava construindo e posteriormente vendendo guitarras sob a marca Epiphone. As fábricas eram as mesmas, assim como as pessoas que montavam os instrumentos, mas os modelos diferiam das clássicas guitarras Gibson que conhecemos. A inspiração de construção e o conceito geral por trás da Casino podem ser encontrados na Gibson ES-330.

A guitarra Gibson é virtualmente idêntica à sua contraparte Epiphone. Ainda assim, quando ambas foram lançadas no mercado, a Casino atraiu mais interesse dos guitarristas, incluindo Paul McCartney, depois George Harrison e, obviamente, John Lennon.
Lennon usou sua Casino extensivamente durante a segunda metade da carreira da banda e durante o início dos anos 70 para seus lançamentos solo. Em 1966, durante o processo de gravação do álbum “Revolver”, Ele tocou essa guitarra extensivamente e podemos ouvi-la sendo usada principalmente nas partes rítmicas. Na faixa-título de seu próximo álbum, “Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band”, Lennon toca a parte rítmica principal durante toda a música. Esse é um exemplo perfeito do som típico da Epiphone Casino.
John Lennon lixou sua Casino de volta ao seu acabamento natural e tocou sua guitarra Epiphone durante toda a gravação do “Álbum Branco”, no qual claramente usou a Casino como uma ferramenta para expressar seu amor pelo Blues.
Lennon também usou sua Casino durante o especial de TV "Rock And Roll Circus" dos Rolling Stones, com o supergrupo que ele chamou de "The Dirty Mac". Esta banda inacreditável era formada por Eric Clapton, Keith Richards, Mitch Mitchell e John Lennon. Este foi o primeiro show público que Lennon fez sem os Beatles desde que eles se formaram como banda, e o fato de ele ter escolhido tocar com a Casino nesta ocasião prova ainda mais que Lennon via esta guitarra como seu instrumento principal.
Em 1969, John Lennon nos forneceu sua imagem mais icônica tocando sua Epiphone Casino. O "Rooftop Concert", realizado em 30 de janeiro de 1969, foi a última apresentação pública dos Beatles. Felizmente, ainda podemos testemunhar a excelente atuação principal de Lennon na música “Get Back”. Ele tocou com sua Casino de confiança durante todo o show, e podemos ouvir o quanto as partes rítmicas tocadas neste instrumento compõem o som característico da guitarra de John Lennon.
Quando John fez seu primeiro show com a Plastic Ono Band no festival de música Toronto Rock'N'Roll Revival, no Canadá, ele tocou músicas, canções e composições totalmente novas, com uma nova banda. A única coisa que não vimos mudar ao longo desse período foi a Epiphone CasinoJohn Lennon usou esta guitarra em seu primeiro lançamento solo após a separação dos Beatles. “Hold On”, “I Found Out” e “Well Well Well” são exemplos claros de como o ex-Beatle continuou a usar as características tonais inatas da Casino durante sua carreira solo. O álbum “John Lennon/Plastic Ono Band” de 1970 dá a Lennon a chance de levar a guitarra de um som silencioso de tremolo para o tom estrondoso de blues pelo qual ele é conhecido. Também podemos ouvir a Casino na música “How Do You Sleep?”, do famoso álbum Imagine de 1971, como podemos ver durante o processo de gravação filmado desta música específica.

A Epiphone Casino que John Lennon tocou pertence à sua ex-parceira Yoko Ono, como a maioria dos outros instrumentos que já pertenceram ao Beatle. A Epiphone Casino Archtop era um modelo relativamente barato quando John Lennon a comprou, mas ele deve ter conseguido comprar praticamente todas as guitarras que desejava. Por isso, o fato de ele ter continuado usando sua Casino até o final de sua carreira deve significar que ele realmente sentiu que esta guitarra representava a melhor opção para ele expressar sua música - uma excelente ferramenta para um dos maiores artistas, compositores e intérpretes de todos os tempos.

Um comentário:

COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!