Lançados em 1973, os álbuns "Vermelho" (ou "The Beatles 1962 - 1966") e "Azul" (1967 - 1970) dos Beatles foram as primeiras a tentar resumir toda a carreira da banda. Em uma época em que uma nova geração começava a tomar contato com a música do quarteto e o investimento em equipamentos de som estava em alta, as compilações caíram no gosto do público e (re) apresentaram a banda para milhões e milhões de pessoas.
Agora, os dois álbuns duplos estão de volta ao mercado em versões ampliadas e com as músicas devidamente remixadas pelo produtor Giles Martin. O filho de George Martin, que produziu as gravações originais, conta com tecnologia de ponta para trabalhar e, desde 2015, vem criando novas mixagens para os discos do quarteto - a coletânea "1", "Sgt. Peppers", "Álbum Branco", "Abbey Road", "Let It Be" e "Revolver" já foram devidamente tratados.
Com gravações feitas em apenas quatro canais, o normal era que, na hora de criar a mixagem em estéreo, o efeito "pingue pongue", com as vozes saindo de um lado e o instrumental do outro, fosse usado. Quem já ouviu os primeiros discos deles em fones de ouvido sabe que a sensação não é das melhores. A única canção que soa com uma qualidade inferior é "She Loves You", e há uma explicação razoável para isso. Esta é uma das canções deles cuja master se perdeu, portanto, qualquer trabalho de remasterização ou remixagem precisa ser feita a partir de uma cópia. O mesmo acontece com "Love Me Do", que, apesar disso, soa com bastante força.
O álbum azul pode ter menos surpresas para quem já ouviu/comprou as reedições dos LPs, mas também trazem algumas novidades. Além de "Now and Then", lançada na semana passada e está sendo promovida como a última canção do grupo, ela traz seis músicas que ainda não haviam sido remixadas, entre elas "I Am The Walrus" e "Revolution". Em relação ao repertório é interessante ver quais outras músicas foram selecionadas para fazer parte do "cânone". "1962-1966" ganhou mais 12 faixas, abrindo espaço para covers como "Twist And Shout" e "Roll Over Beethoven", e um maior espaço para as músicas de "Revolver" - agora são sete canções do LP contra as duas que faziam parte da primeira versão, incluindo "Tomorrow Never Knows". "1967 - 1970" agora tem 37 músicas, nove a mais do que há 50 anos. Além de "Now and Then", "I Me Mine", "Oh! Darling", "Hey Bulldog" e "Blackbird" foram algumas das adições. Estas são todas as faixas novas acrescentadas nos dois álbuns:
“I Saw Her Standing There”
“Twist And Shout”
“This Boy”
“Roll Over Beethoven”
“You Really Got A Hold On Me”
“You Can’t Do That”
“If I Needed Someone”
“Taxman”
“Got To Get You Into My Life”
“I’m Only Sleeping”
“Here, There And Everywhere”
“Tomorrow Never Knows”
“Within You Without You”
“Dear Prudence”
“Glass Onion”
“Blackbird”
“Hey Bulldog”
“I Want You (She’s So Heavy)”
“I Me Mine”
“Now And Then”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS - DESCONHECIDOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS!