sexta-feira, 3 de novembro de 2023

THE BEATLES - NOW AND THEN - THE LAST BEATLES SONG - ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Now And Then" foi composta e gravada por John Lennon inicialmente como uma demo no final da década de 1970, e teria sido trabalhada posteriormente por Paul, George e Ringo em 1995 como um provável single para o projeto multimídia autobiográfico "The Beatles Anthology"Lennon teria composto "Now And Then", em 1979, na mesma época de "Free as a Bird" e "Real Love". Ele gravou de forma inacabada em sua casa, com equipamento doméstico. Em janeiro de 1994, Paul McCartney recebeu duas fitas K7 de Yoko Ono que traziam gravações caseiras de canções que Lennon nunca havia concluído ou lançado comercialmente. As músicas eram "Free as a Bird" e "Real Love", além de duas outras músicas, "Grow Old With Me" e uma quarta musica. Após finalizarem "Free as a Bird" e "Real Love", em março de 1995, os três Beatles começaram a trabalhar em “Grow Old With Me" gravando o novo arranjo instrumental para música de fundo bruto, que seria usado como um overdub. No entanto, após apenas dois dias de gravação, todos os trabalhos sobre a música acabaram e os planos para um lançamento de um terceiro single foram cancelados. O produtor Jeff Lynne relatou que as sessões de "Now And Then" foram apenas de "um dia - uma tarde, na verdade para mexer com ela. A música tinha um refrão, mas quase não tinha versos. Fizemos a faixa de fundo, uma tentativa difícil que realmente não terminamos". Um fator adicional para descartar a música foi um defeito técnico na gravação original. Assim como em "Real Love", um zumbido de 60 ciclos pode ser ouvido durante a gravação demo de Lennon. No entanto, era visivelmente mais alto em '"Now and Then", tornando-o muito mais difícil de remover. O projeto foi amplamente arquivado devido à antipatia de Harrison pela falta de qualidade técnica da música.

Ao longo de 2005 e 2006, reportagens na imprensa especularam que Paul McCartney e Ringo Starr lançariam uma versão completa da música no futuro. Em abril de 2007, o Daily Express informou que a música poderia ser lançada para coincidir com o lançamento do catálogo dos Beatles pela primeira vez via download digital. Relatos adicionais circularam naquele mesmo ano de que McCartney esperava completar a música como uma "composição de Lennon-McCartney" escrevendo novos versos, estabelecendo uma nova faixa de bateria gravada por Ringo Starr, e utilizando material de arquivo de gravações do trabalho de guitarra de Harrison. Em fevereiro de 2009, a mesma versão da gravação de Lennon foi lançada em um CD pirata, retirado de uma fonte diferente, sem nenhum dos zumbidos que prejudicaram a gravação da música pelos Beatles em 1995. Os overdubs que teriam sido adicionados em 1995 pelos outros sobreviventes membros ainda não apareceram. Agora, depois de tanto tempo, finalmente "Now and Then" foi lançada ontem, 2/11, oficialmente pelo catálogo dos Beatles. Somente com o uso da Inteligência Artificial, introduzida a Paul pelo diretor Peter Jackson (que trabalhou com os Beatles sobreviventes no documentário Get Back), permitiu que a canção fosse finalmente finalizada. "Ele [Jackson] conseguiu extricar a voz de John dessa gravação rudimentar. O cassete tinha só voz e piano, e a inteligência artificial conseguiu separar os dois"Como resultado, a gravação original pôde ganhar vida e ser trabalhada novamente com contribuições de todos os quatro Beatles. Esta notável história de arqueologia musical reflete a infinita curiosidade criativa e o fascínio compartilhado dos Beatles pela tecnologia. Marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo farão juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente da história da música popular. 
O documentário de 12 minutos traz os bastidores da gravação inédita que foi lançado ontem mundialmente.

Um comentário:

Dani disse...

Assisti o vídeo umas cinco vezes seguidas, acho. Foi de arrepiar, fiquei muito emocionada. Lindo demais. Beatles for ever ❤️❤️❤️❤️