segunda-feira, 3 de agosto de 2020

THE BEATLES – ANTHOLOGY – OS ÁLBUNS, A SÉRIE E O LIVRÃO - ESPETACULAR!✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶


O projeto Anthology dos Beatles, foi sem dúvida alguma, o trabalho mais extraordinário e espetacular já feito sobre os quatro fabulosos de Liverpool desde que o grupo se dissolveu em abril de 1970. Porquê? Porque foi feito pelos próprios.

Pela primeira vez, a história dos Beatles foi contada pela própria banda, com declarações em primeira pessoa. A série “The Beatles Anthology”, é composta por 3 cd’s duplos, uma caixa com 5 dvd’s, e um livro enorme de quase 400 páginas. O trabalho de garimpar fotos e declarações começou em 1987, e só se tornou realidade porque Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e Yoko Ono resolveram suas questões judiciais e pessoais para que tudo fosse realizado sem a ameaça do projeto ser interrompido ou abortado. Os três remanescentes junto com Yoko Ono, contribuíram abrindo seus arquivos pessoais, disponibilizando fotos inéditas e dando declarações que até então eram desconhecidas do grande público. As palavras ditas por Jonh Lennon foram pinceladas de entrevistas concedidas durante os anos 60 e 70.
A série de documentários foi transmitida pela primeira vez em novembro de 1995, com versões ampliadas lançadas em VHS e LaserDisc em 1996 e em DVD em 2003. O documentário usou entrevistas com os Beatles e seus associados para narrar a história da banda, como pode ser visto nas gravações e performances de arquivo. O livro “Antology”, foi lançado em 2000, paralelo ao documentário na apresentação da história do grupo através de citações de entrevistas.
O volume inicial do conjunto de álbuns (Anthology 1) foi lançado na mesma semana da data de lançamento do documentário, com os dois volumes subsequentes (Anthology 2 e Anthology 3) lançados em 1996. Eles incluíam performances inéditas e outtakes apresentadas em ordem cronológica, junto com com duas novas músicas baseadas em fitas demo gravadas por Lennon após o término do grupo: "Free as a Bird" e "Real Love", ambas produzidas por Jeff Lynne.
Aproximadamente coincidindo com o lançamento do single "Free as a Bird" e do álbum Anthology 1, a série de documentários The Beatles Anthology foi transmitida pela ITV no Reino Unido e pela televisão ABC nos Estados Unidos em 1995. A série assume uma forma semelhante à do livro Anthology, por ser uma série de relatos em primeira pessoa dos próprios Beatles, sem nenhuma narração "objetiva" externa. Além de contar sua história através de imagens de arquivo, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr aparecem em segmentos de entrevistas gravados exclusivamente para a série; John Lennon aparece apenas em imagens históricas de arquivo. As esposas dos Beatles, passadas e presentes, não aparecem (excluindo imagens de arquivo como o vídeo da Índia e o videoclipe da música de Harrison "Something").
A série, que incluiu mais de cinco mil horas de planejamento e produção, é composta por vários clipes de filme e entrevistas que apresentam uma história completa da banda a partir das perspectivas pessoais dos Beatles. Quando foi ao ar na ABC, a série compreendeu seis horas de programa, transmitidas em três noites em novembro de 1995. Mais tarde, foi lançada, como oito episódios expandidos, em VHS, laserdisc e em um conjunto de cinco DVDs (4 discos com 2 episódios cada e um disco de extras).

A parte 1 da série atraiu 17 milhões de famílias, significando uma média de 27,3 milhões de espectadores, o que era muito melhor do que o habitual para a ABC na época, mas estava por trás da maioria das transmissões de Friends na NBC, que em sua segunda temporada teve uma média de 29,4 milhões de espectadores por episódio.

Para acompanhar a série Anthology, três álbuns foram lançados, cada um contendo dois CDs ou três LPs de vinil de material dos Beatles quase nunca lançado (as exceções são o material da era Tony Sheridan), embora muitas das faixas tenham aparecido em bootlegs por muitos anos antes.
Dois dias depois que o primeiro especial de televisão da série foi ao ar, o Anthology 1 chegou às lojas e incluía músicas gravadas pelos Quarrymen, as famosas fitas de audição da Decca Records e várias gravações e demos dos quatro primeiros álbuns da banda. Também incluiu a música "Lend Me Your Comb", omitida da coleção Live at BBC, lançada no ano anterior (1994). A música "Free as a Bird" é a primeira que pode ser ouvida das 60 faixas dos dois CDs. 450.000 cópias do Anthology 1 foram vendidas em seu primeiro dia de lançamento, o maior número de vendas de um álbum em um único dia. O primeiro baterista da banda, Pete Best, substituído por Ringo Starr em 1962 antes dos Beatles gravarem profissionalmente para a EMI, recebeu seus primeiros royalties substanciais dos Beatles deste álbum, pela inclusão de faixas demo iniciais nas quais ele tocava. Em compensação, teve sua cabeça decepada na imagem da capa pela foto de Ringo Starr.
Anthology 2 foi lançado em 17 de março de 1996. A segunda coleção apresentou resultados e demos das sessões dos Beatles para Help!, Rubber Soul, Revolver, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club e Magical Mystery Tour. Isso incluiu demos iniciais selecionadas e tomadas para "Strawberry Fields Forever" de Lennon, anteriormente disponíveis apenas para colecionadores piratas. A nova música "Real Love" - que, como "Free As a Bird", também foi produzida por Jeff Lynne, também foi baseada em uma gravação inacabada de Lennon - também dá início à coleção de 45 faixas nos dois CDs.
Anthology 3 foi lançado em 28 de outubro de 1996. A terceira coleção apresentava cenas e demos de The Beatles ("White Album"), Abbey Road e Let It Be, além de várias músicas de Harrison e McCartney que mais tarde se tornaram faixas pós-Beatle.
As três capas dos álbuns, quando colocadas lado a lado, tornam-se uma colagem pintada de vários posteres e capas de álbuns que representam os diferentes estágios da carreira dos Beatles. Esse foi o trabalho criado por Klaus Voormann, que também criou a capa do Revolver em 1966. As capas de Anthology exigiam que Voormann recriasse elementos de sua capa para o Revolver dentro da colagem. Durante o videoclipe de "Free as a Bird", a colagem aparece como posteres na vitrine de uma loja enquanto a câmera se move rapidamente do outro lado da rua. O design também adornava o VHS, laserdisc e lançamentos em DVD, novamente para serem alinhados adequadamente, colocando-os lado a lado. Após o lançamento do Anthology 3, algumas lojas disponibilizaram uma capa de papelão de edição limitada, projetada para armazenar todos os três volumes de CD, dos quais cada lado da capa compõe metade da colagem.

Em outubro de 2000, foi lançado o livrão The Beatles Anthology, um calhamaço gigante medindo 26 x 35 x 4cm, 368 páginas, que incluía entrevistas com todos os quatro membros da banda e outros envolvidos, além de fotos raríssimas. Muitas das entrevistas citadas são das apresentadas nos documentários. O livro foi projetado como uma obra de capa dura de grande formato, com obras de arte imaginativas por toda parte, e várias páginas espantosas e impressionantes visualmente, com gráficos relevantes para a cronologia do processo, matrizes fotográficas e uma variedade de estilos de texto e layouts. O livrão foi direto para o topo da lista dos mais vendidos dos Estados Unidos. “The Beatles Anthology” (a série, os álbuns e o livro), é uma referência obrigatória sobre o grupo. É uma obra essencial para quem é fã ou para quem apenas quer conhecer mais sobre a história do maior fenômeno da música universal de todos os tempos.

Aqui a gente confere a Parte 1 desse super documentário que vai de julho de 1940 até março de 1963, audio original e sem legendas. Na plataforma Vimeo, quem quiser pode assistir todas as outras sete partes.

Nenhum comentário: