quinta-feira, 13 de agosto de 2020

OS ESTADOS UNIDOS QUEIMAM OS DISCOS DOS BEATLES - BEATLES GO HOME!


Tavez, nesses tempos com tanta tecnologia, seja difícil para os mais novos entender completamente o tamanho do incrível poder da Beatlemania durante aqueles anos. No auge de sua popularidade, na primavera de 1966, boa parte do público americano demonstrou como esse amor avassalador pelos Beatles, poderia se transformar em ódio muito rapidamente. Em 4 de março de 1966, John Lennon, era o entrevistado da jornalista Maureen Cleave do London Evening Standard para uma matéria "Como Vive um Beatle? Eu vivo assim - John Lennon".
Cinco meses depois, no dia 31 de julho de 1966, os noticiários da BBC exibiam imagens de cristãos no Alabama, queimando discos dos Beatles em uma grande fogueira, da mesma maneira que os nazistas queimaram livros. Logo, haveriam várias “fogueiras-Beatle” em várias cidades americanas. Dois dias antes, em 29 de julho, a revista americana Datebook publicou de forma absolutamente irresponsável, pedaços de uma entrevista que John Lennon dera a jornalista Maureen Cleave publicada na Inglaterra em março. A entrevista estava toda editada de forma sensacionalista dando ênfase às declarações de Lennon sobre o cristianismo.

Na capa, com uma bela foto de Paul, uma citação de John“Não sei o que vai acabar primeiro, o rock and roll ou o cristianismo”. Dentro, o destaque era para a parte que ele diz: O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher (...). Estou certo e provarei. Hoje, nós (os Beatles) somos mais populares do que Jesus Cristo. Não sei qual vai desaparecer primeiro, o Rock and Roll ou o Cristianismo. Jesus não era mal, mas seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles que estraga tudo (o Cristianismo) para mim".
Quando isso apareceu na Inglaterra, não houve problema algum, agora, cinco meses depois, publicada da forma que foi, num país fundamentalista e conservador, acabou gerando problemas sem precedentes para a banda.
No dia 13 de agosto de 1966, a bruxa continuava solta e dezenas de pessoas continuavam a queimar os discos dos Beatles, conforme orientações de várias estações de rádio norte-americanas. O Sacerdote Thurman H. Babbs, de Cleveland, Ohio, ameaçava dizendo que pediria a excomunhão de qualquer paroquiano que ouvisse músicas dos Beatles ou que aprovasse a declaração de Lennon sobre o cristianismo. Os Beatles se apresentaram no Olympia Stadium em Detroit, sob forte esquema de segurança.

Um comentário:

Dani disse...

Estaria arriscado de acontecer isso, se fosse nesses tristes dias atuais aqui no brasil :(