quinta-feira, 13 de agosto de 2020

JOHN LENNON - AS INCRÍVEIS FOTOGRAFIAS DE ROGER FARRINGTON


Há 40 anos, John Lennon voltou ao estúdio de gravação após uma ausência de cinco anos para gravar o que seria seu último álbum, "Double Fantasy". O fotógrafo de Boston Roger Farrington foi escolhido por Yoko Ono para produzir algumas fotos para publicidade que capturasse o retorno de Lennon à música popular naquele 7 de agosto de 1980. Lennon queria que as sessões de gravação em Manhattan fossem mantidas em segredo, caso ele mudasse de ideia. Para tanto, Ono procurou um fotógrafo freelance sem vínculos com a mídia de Nova York.
“O sigilo era a questão nº 1”, lembrou Farrington. "Eu fui o primeiro fotógrafo autorizado a fotografar John Lennon em cinco anos. Eles queriam recursos de Boston e queriam alguém em quem pudessem confiar". O casal perguntou sobre o aniversário de Farrington para que um astrólogo pudesse ver se ele se encaixaria bem. Farrington conheceu os Lennons em sua casa no Dakota no Central Park West e mais tarde os seguiu até o Hit Factory na 48th Street.
Lennon estava de preto, vestindo uma camisa estilo country, chapéu de aba larga e cantando enquanto caminhava em direção a Farrington. Ele carregava uma pasta cheia de partituras. "Ele foi muito, muito gentil", disse Farrington. "Ele estava energizado, espirituoso e parecia em forma e bronzeado - ele estava navegando pelas Bermudas. E com o cabelo comprido ele parecia um astro do rock". Ono, que estava cuidando dos negócios, foi um pouco mais reservada. "As pessoas não percebem, eles não tinham gerentes ou supervisores em 1980", disse Farrington. "Eles próprios fizeram isso".
Lá dentro, no estúdio no sexto andar da Hit Factory, Farrington capturou imagens de Lennon pegando uma guitarra e trabalhando em um novo material conforme os músicos chegavam. Lennon estava absorvido em tocar guitarra e Farrington teve que persuadir Ono a aparecer em algumas das cenas (quem iria querer vê-la, meu Deus?).
As fotos de Farrington no Hit Factory mostram Lennon obviamente satisfeito por estar de volta ao estúdio - sorrindo enquanto tocava guitarra e erguendo as mãos de alegria enquanto os músicos chegavam. No entanto, foi uma fotografia de Lennon e Ono entrando no estúdio que foi selecionada como a imagem oficial para retratar o retorno de Lennon ao Rock 'n' Roll.
Embora Ono tenha feito um convite a Farrington para ficar e fotografar mais no dia seguinte, ele optou por retornar a Boston, revelando seu filme e revisando as imagens que capturou. As sessões do álbum terminaram em 22 de setembro e "Double Fantasy" foi lançado pela Geffen Records em 17 de novembro.
Três semanas depois, John Lennon foi morto por um louco na entrada do Dakota quando ele e Ono voltavam do Record Plant, onde estavam trabalhando em novas gravações. Farrington se referiu ao assassinato como "a tragédia", preferindo focar suas memórias na vida de Lennon. Algumas das fotografias de Farrington foram usadas posteriormente no livro de Ono de 1983 "Summer of 1980" e muito mais no relato definitivo de Ken Sharp sobre as sessões finais de Lennon, "Starting Over: The Making of John Lennon and Yoko Ono's Double Fantasy", publicado em 2010.
Sharp descreveu Farrington como um "fotógrafo excepcional com o dom de capturar momentos que outros perderiam. Suas fotos de John Lennon gravando seu último álbum de estúdio demonstram sua incrível habilidade de narrar um evento com grande talento visual", disse.

2 comentários:

Dani disse...

Nossa, lá se vão 40 anos, na época dessa foto eu tinha 6 anos :O
Como tempo passa rápido, num estalar de dedos. Dá até medo quando penso.

Dani disse...

Nessa época, Yoko devia ter a idade que eu tenho agora :O
Adorei o look escolhido :)