terça-feira, 21 de novembro de 2023

GEORGE HARRISON - IT IS HE - (Jai Sri Krishna) - 1974 ॐ


Além de oferecer louvor a Krishna, os versos do refrão também se dirigem a Radha, sua consorte e amante, a quem os devotos reconhecem como a forma feminina de Deus. Significam: "Todas as glórias e louvores ao Senhor Krishna; todas as glórias e louvores à Deusa Radha".

"It Is 'He' (Jai Sri Krishna)" é uma canção de George Harrison, lançada como última faixa de seu álbum Dark Horse de 1974. Harrison escreveu a canção enquanto estava na cidade sagrada hindu de Vrindavan, no norte da Índia, com seu amigo Ravi Shankar. A composição teve origem em um dia que Harrison descreve em sua autobiografia como "minha experiência mais fantástica", durante o qual seu grupo e seu guia visitaram os templos da cidade. Os refrões da música foram adaptados do canto sânscrito que entoavam antes de visitar Seva Kunj, um parque dedicado à infância de Krishna. A mesma peregrinação à Índia levou Harrison a organizar o Festival de Música de Shankar na Índia em setembro de 1974 e a realizar uma turnê norte-americana conjunta com Shankar no final daquele ano.
Apesar da natureza devocional da canção, Harrison a escreveu no meio de um período de divergência dos objetivos espirituais que ele havia defendido em seus trabalhos anteriores, particularmente Living in the Material World, um ano antes. "It Is He" serve como um raro exemplo de uma música abertamente religiosa em Dark Horse. Gravada entre agosto e outubro de 1974, apresenta uma mistura incomum de estilos musicais e instrumentação - incluindo teclados estilo gospel, violão folk-rock, instrumentos de cordas e percussão indianos, e sintetizador Moog. Todos os músicos que participaram, tocaram em sua banda de turnê de 1974 e contribuíram para o lançamento simultâneo de Shankar, Shankar Family & Friends.

"It Is 'He' (Jai Sri Krishna)" continuou a fusão de Harrison da tradição hindu com o pop e rock ocidentais. A canção não obteve a recepção favorável proporcionada por suas produções anteriores nesse estilo, como "My Sweet Lord", "Hare Krishna Mantra" e "Give Me Love". Com seus pronunciamentos espirituais durante a turnê se mostrando igualmente indesejáveis ​​​​para muitos fãs e críticos, Harrison posteriormente desistiu de fazer tais declarações públicas sobre a religiosidade hindu até produzir o álbum Chants of India de Shankar em 1996. "It Is He" foi a última música abertamente devocional lançada por George até o lançamento póstumo Brainwashed em 2002.

Nenhum comentário: