domingo, 1 de janeiro de 2023

GEORGE HARRISON - DARK HORSE - O ÁLBUM ॐॐॐॐ


DARK HORSE foi o quinto álbum de estúdio de George Harrison, lançado pela Apple Records em 9 de dezembro de 1974. Embora muito aguardado no lançamento, DARK HORSE está associado à polêmica turnê norte-americana que Harrison dividiu com o músico clássico indiano Ravi Shankar em novembro e dezembro daquele ano. Esta foi a primeira turnê americana de um dos (ex) Beatles desde 1966, e a nostalgia do público pela banda, junto com Harrison contraindo laringite durante os ensaios e a escolha de apresentar Shankar tão fortemente no programa, resultou em críticas contundentes aos shows e críticas piores ainda ao álbum.

Harrison escreveu e gravou Dark Horse durante um longo período de turbulência em sua vida pessoal. As canções enfocam a separação de Harrison com sua primeira esposa, Pattie Boyd, e sua retirada temporária das certezas espirituais de seu trabalho anterior. Ao longo desse tempo, ele dedicou grande parte de sua energia para montar a Dark Horse Records e trabalhar com as primeiras contratações da gravadora, Shankar e o grupo Splinter, em detrimento de sua própria música.
DARK HORSE apresenta uma série de músicos convidados – incluindo Tom Scott, Billy Preston, Willie Weeks, Andy Newmark, Jim Keltner, Ringo Starr, Gary Wright e Ron Wood. O disco mostrou Harrison se movendo em direção aos gêneros funk e soul, e produziu os singles de sucesso "Dark Horse" e "Ding Dong, Ding Dong". Além das críticas durante a turnê, o álbum foi pessimamente recebido pela maioria dos críticos da época. Mesmo assim, chegou ao número 4 na Billboard e ficou entre os dez primeiros em alguns países europeus, mas se tornou o primeiro álbum solo pós-Beatles de Harrison a não entrar nas paradas da Grã-Bretanha.

O design da capa dupla dobrável do LP foi creditado ao artista Tom Wilkes e inclui fotografia de Terry Doran, um amigo de longa data dos Beatles e gerente da propriedade Friar Park. A imagem da capa frontal lembra em parte a do Sgt, Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Essa imagem mostra uma fotografia do colégio do Liverpool Institute de 1956 sobreposta a uma pintura em aquarela, que Wilkes criou em resposta ao pedido de Harrison de um efeito indiano. A foto fica dentro de uma flor de lótus e é cercada por uma paisagem onírica do Himalaia que se estende até o horizonte. No topo da imagem, o iogue indiano Mahavatar Babaji flutua no céu, representando Krishna. Na foto do Liverpool Institute, um George Harrison de treze anos é retratado no centro da fileira superior, com o rosto tingido de azul; os professores da escola aparecem vestidos com blusas de manga comprida com logotipos de gravadoras ou outros símbolos sobrepostos. Wilkes e Harrison discordaram sobre a inclusão da imagem de Babaji, que o designer não gostou e reduziu de tamanho para a prensagem inicial do LP.

A capa interna mostra uma bonita foto colorida de Harrison e do comediante Peter Sellers caminhando ao lado de um dos lagos de Friar Park. Um balão de fala apontando para Sellers diz: "Well, Leo! What say we promenade through the park?" (Bem, Léo! Que tal passearmos pelo parque?). Esta frase foi tirada do filme de Mel Brooks de 1968, 'The Producers', um dos favoritos de Sellers e Harrison. Na contracapa, Harrison é retratado sentado em um banco de jardim, onde aparecem esculpidos seu nome e o título do álbum. DARK HORSE recebeu algumas das piores críticas e mais negativas que qualquer lançamento de um ex-Beatle até aquele ponto e o pior da carreira de Harrison.

2 comentários:

Dani disse...

Eu vou na contramão. Apesar dos perrengues e das críticas negativas, eu gosto do álbum, das canções... Se as coisas não tivessem saído dos eixos para ele, teria sido um grande álbum.

roque22 disse...

Eu gosto da Faixa Titulo. Melhor que o Gonno Troppo