segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

THE BEATLES - YESTERDAY AND TODAY - O ÁLBUM💥


O álbum YESTERDAY AND TODAY foi o nono disco dos Beatles lançado pela Capitol Records originalmente nos Estados Unidos e Canadá em 15 de junho de 1966. Típico da discografia norte-americana toda desmembrada dos Beatles até 1967, YESTERDAY AND TODAY contém canções de Help!, Rubber Soul e três novas gravações de 1966 que apareceriam no Revolver em países fora da América do Norte. O LP era composto por: "Yesterday" e "Act Naturally", de Help!; "Drive My Car", "Nowhere Man", "If I Needed Someone" e "What Goes On", de Rubber Soul; três faixas gravadas para entrar na versão britânica original de Revolver: "I'm Only Sleeping", "Dr. Robert" e "And Your Bird Can Sing"; e "We Can Work It Out" e "Day Tripper", lançadas em um compacto duplo lado A seis meses antes. Todas de Lennon-McCartney exceto "Act Naturally" de Morrison-Russel"What Goes On" de Lennon-McCartney-Starkey.
No entanto, não foi a seleção equivocada, truncada e picotada das musicas no álbum da Capitol Records, que chocou e causou tanta controvérsia. E sim, a fotografia na capa tirada por Robert Whitaker mostrando os Beatles vestidos com jalecos brancos como açougueiros, segurando pedaços de carne crua e bonecas decapitadas - a "capa do açougue". Segundo os próprios Beatles, a foto não representava uma ação contra a Capitol pelo fato de seus discos serem despedaçados nos EUA, mas sim, uma forma de demonstrar seu desgosto e insatisfação pela carnificina que acontecia na guerra do Vietnam. Poderia ser uma coisa ou outra, ou as duas. Mas não colou não! Ou melhor, foi colada por cima dessa capa original, uma outra foto (careta, inofensiva) dos Beatles (também de autoria de Whitaker) mostrando os rapazes sobre um fundo branco, num estúdio em torno de uma antiga mala (baú), em que Paul estava dentro - A "capa da mala".
O LP com a capa original tornou-se um item altamente valorizado entre os colecionadores. Uma vez que algumas das fábricas de impressão da Capitol simplesmente colaram a imagem do baú sobre as capas dos LPs existentes, o álbum também encorajou um fenômeno de retirar a camada superior da arte em busca de uma 'capa do açougue' proibida. Tendo sido excluído do catálogo da Capitol no início da década de 1990, YESTERDAY AND TODAY foi relançado em CD em 2014.

Em 25 de março de 1966, o fotógrafo Robert Whitaker organizou uma sessão de fotos com os Beatles em seu estúdio, na King's Road, em Chelsea. Depois de passar três meses longe dos olhos do público, os Beatles expandiram seus interesses e estavam ansiosos para se afastar da fórmula imposta a eles como estrelas pop, tanto em sua música quanto em sua imagem. Whitaker também tinha ambições de que a sessão de fotos lhe abrisse novos caminhos. Whitaker montou adereços como pedaços de bonecas, bandejas de carne, jalecos de açougueiro brancos, um martelo e pregos, uma gaiola, caixas de papelão e conjuntos de dentes e olhos falsos.

Durante as filmagens, ele tirou vários rolos de filme dos Beatles interagindo com os objetos, culminando em uma série de fotos do grupo vestido com os jalecos brancos e coberto com pedaços de carne e bonecas decapitadas. Os Beatles estavam acostumados com o gosto de Whitaker pelo surreal e embarcou junto. Lennon lembrou que eles foram motivados pelo "tédio e ressentimento por ter que fazer outra sessão de fotos e outra coisa dos Beatles. Estávamos fartos disso". O conceito de Whitaker também era compatível com seu próprio humor negro e seu interesse pela vanguarda.
Nos Estados Unidos, a Capitol Records imprimiu aproximadamente 750.000 cópias de YESTERDAY AND TODAY com a "capa do açougue". O lançamento do álbum foi agendado para 15 de junho. Cerca de 60.000 cópias foram enviadas para rádios e mídia impressa dos Estados Unidos e para filiais da Capitol para fins de marketing. A reação foi imediata; os disc jockeys ficaram indignados com a imagem da capa, e a maioria dos varejistas a achou tão desagradável que se recusou a estocar o LP. O presidente da Capitol contatou Brian Epstein, que concordou em substituir a capa pela foto da mala. Em 10 de junho, a Capitol lançou a "Operação Recuperação", recolhendo todas as cópias do LP dos distribuidores para substituir a imagem ofensiva, bem como itens como posteres promocionais. O custo total para a Capitol de substituir a capa e os materiais promocionais foi de $ 250.000, acabando com o lucro inicial da empresa. Todas as cópias foram enviadas de volta para a gravadora, levando à sua raridade e popularidade entre os colecionadores. Quando entrevistado em 15 de agosto durante a turnê nos Estados Unidos em 1966, no entanto, Lennon chamou a imagem de "pouco sutil" e ele e Harrison disseram que poderiam ter lutado contra a decisão do recall se a foto fosse melhor. No Anthology, Harrison descartou a capa do açougue como "nojenta" e "estúpida", acrescentando: "Às vezes, todos nós fizemos coisas estúpidas pensando que era legal e moderno quando era ingênuo e burro; e essa foi uma delas". Em 2007, George Martin lembrou que a capa havia sido a causa de seu primeiro desentendimento forte com os Beatles. Ele acrescentou: "Achei nojenta e de mau gosto... Sugeriu que eles eram loucos. O que eram, mas não a esse ponto".

Um comentário:

Edu disse...

Na minha opinião, era ridículo o que a Capitol fazia com os discos dos Beatles nos States. Mesmo assim, acabou gerando álbuns bem curiosos... sem contar que a sonoridade dos discos americanos era (e ainda é) bem melhor do que de todo o resto do mundo.