segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

THE BEATLES - IF I NEEDED SOMEONE - SENSACIONAL!!!********


Agora, o fantástico Rubber Soul está chegando ao fim. Depois de “Wait” e antes de “Run for Your Life”, “If I Needed Someone” é a 5ª música do lado 2 e a segunda de George Harrison no álbum. Inspirado pelo trabalho de guitarra de Roger McGuinn dos Byrds, "If I Needed Someone" foi lnçada primeiro no Reino Unido em 3 de dezembro de 1965 em Rubber Soul.
“If I Needed Someone” pode ter sido escrita por George para sua namorada Pattie a partir de um exercício musical do guitarrista. “Aquela linha de gui­tarra, ou as variações dela, é encontrada em muitas músicas e me surpreende que as pessoas encontrem novas combinações para as mesmas notas. É como um milhão de outras canções escritas em torno do acorde de ré. Se você mover seu dedo por ali vai obter várias pequenas melodias”, disse ele anos depois. Na opinião de Hunter Davies, “a melodia gira mesmo quase que só ao redor de uma nota e é um pouco monótona; é de surpreender que ele não tenha acrescentado nenhum instrumento indiano. Talvez ainda não se sentisse tão confiante com a cítara”.
Quando o assessor de imprensa dos Beatles Derek Taylor se mudou para Los Angeles e começou a representar os Byrds, George pediu que ele desse o recado para o guitarrista da banda Roger McGuinn de que a melodia de “If I Needed Someone” tinha sido inspirada em duas faixas dos Byrds - “The Bells Of Rhymney” e “She Don’t Gare About Time”.
“The Bells of Rhymney” era uma faixa do primeiro álbum do grupo, MrTambourine Man, lançado em agosto de 1965. “She Don’t Care About Time”, escrita pelo vocalista Gene Clark, era o lado B do single “Turn! TurnITurn!”, lançado em outubro do mesmo mês em que “If I Needed Someone” foi gravada.

"Se eu precisasse de alguém" é um exercício de romance hipotético. Tal como acontece com muitas das composições dos Beatles em Rubber Soul, a letra reflete a influência de Bob Dylan, em termos de tom e conteúdo. Após a mensagem do título da música, Harrison oferece seu amor apenas se precisar de "alguém", e com a condição de que o tempo permita esse relacionamento. A letra é representativa da mudança na perspectiva dos Beatles e também de sua época. Harrison convida a mulher a quem ele se dirige para "gravar seu número na sua parede", mas oferece apenas a possibilidade de ele entrar em contato com ela no futuro.

“If I Needed Someone” foi a única das músicas de George Harrison a se tornar parte do repertório ao vivo dos Beatles. Acredita-se que tenha sido apresentada em todos os shows dos Beatles em 1966 e foi tocada em seu último show no Candlestick Park, em São Francisco, em 29 de agosto.
Os Beatles gravaram “If I Needed Someone” durante duas sessões. Na primeira delas, em 16 de outubro de 1965, gravaram apenas a faixa rítmica básica, em uma única tomada. Dois dias depois, eles completaram a música com vários overdubs. Entre eles, os vocais principais de Harrison, as harmonias de John e Paul e o pandeiro de Ringo Starr. Assim como todas as faixas do álbum, “If I Needed Someone” foi produzida por George Martin com Norman Smith como engenheiro de som. George Harrison faz o vocal principal e toca a guitarra Rickenbaker de 12 cordas; John Lennon faz backing vocals e toca guitarra; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; e Ringo Starr toca bateria e pandeiro.

Em novembro de 1995, "If I Needed Someone" foi lançada como o lado B de "Norwegian Wood" em um single de jukebox, gravado em vinil verde. O lançamento fez parte de uma série de singles jukebox dos Beatles, emitidos pela divisão CEMA Special Markets do Capitol.Resultado de imagem para the best of george harrison
A música também foi uma das faixas dos Beatles que a Capitol incluiu no álbum de compilação The Best of George Harrison, lançado em 1976 após o término do contrato de Harrison com a EMI.Resultado de imagem para the hollies - if i needed someone
Uma gravação dos Hollies foi lançada na Grã-Bretanha no mesmo dia que o Rubber Soul e alcançou o número 20 na parada de singles nacional. O sucesso dos Hollies com a música deu a Harrison seu primeiro hit nas paradas como compositor, embora suas críticas à performance da banda tenham levado a uma troca de palavras bruscas na imprensa entre os dois grupos. Vários outros artistas também coverizaram a faixa no primeiro ano após seu lançamento, incluindo as bandas americanas Stained Glass e The Kingsmen. Uma gravação ao vivo de George Harrison, de sua turnê em 1991 com Eric Clapton, aparece no álbum Live in Japan. Clapton também tocou a música no tributo a Harrison, Concert For George, em 2002. Roger McGuinn lançou uma versão cover em seu álbum de 2004, Limited Edition.

Nenhum comentário: