quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

QUEM CRIOU O INCRÍVEL LOGOTIPO DE RUBBER SOUL?


Em uma época quando nem se sonhava com programas de computador para trabalhar com design de peças gráficas, Robert Freeman criou e fotografou a imagem icônica dos Beatles para a capa, mas o fantástico logotipo com as letras “Rubber Soul”, foi criado e desenhado por Charles Front, um jovem ilustrador e designer.

Em 1965, Charles Front, então com 25 anos era um designer gráfico e diretor de arte de Londres que foi procurado por Robert Freeman, que lhe pediu que criasse uma obra de arte das letras do título para a capa do próximo álbum dos Beatles. Freeman levou a foto escolhida, falou da distorção que eles queriam e Front sentiu que o título “Rubber Soul” lhe passava a imagem de algo viscoso, como látex, que vinha sendo puxado para baixo pela força da gravidade – espelhando a distorção da foto. Aprovado por Freeman, Front apresentou seu projeto -  as letras desenhadas em guache marrom e montadas sobre um esboço da capa - para Brian Epstein que prontamente também aprovou juntamente com os quatro Beatles.
O design de Front, espremendo as palavras Rubber Soul em uma forma que lembrava uma gota de borracha brotando de uma seringueira rapidamente se tornou um modelo para a arte dos posters e logotipos da época e influenciou o design de formas mais criativas de tipografia pelas próximas décadas.
Pelo logotipo criado para os Beatles, Front ganhou alguma fama, mas quem ficou famosão mesmo foi Freeman, que, de certa forma, sempre acabou levando o crédito por toda a capa. Front também ilustrou vários livros, incluindo A Bíblia da Criança, Never Say Macbeth, A Grande Baleia Branca, A Pequena Costureira e Carbonel e Calidor. Também trabalhou na série infantil de TV da BBC, Jackanory. Ensinou arte e ilustração no Barking College of Technology na década de 1970, e um de seus alunos foi o artista e animador de efeitos especiais Alan Friswell, que credita Front como professor inspirador e forte influência em seu trabalho. Arrebentou, Front. Brilhante!

Nenhum comentário: