Kenny Lynch, cujos hits pop - incluindo "Up on the Roof" — fizeram dele um dos artistas britânicos negros mais conhecidos da década de 1960, morreu aos 81 anos. Lynch foi a primeira pessoa a lançar um cover de uma música dos Beatles, com "Misery", em 1963, e apareceu na capa do álbum Band On the Run, de Paul McCartney, uma década depois. Lynch, que cresceu no leste de Londres entre outros 12 irmãos, recebeu a Ordem do Império Britânico em 1970 e apareceu ao lado de Sid James e Charles Hawtrey no cinema, na comédia Carry On Loving, no mesmo ano.
Kenny Lynch, nascido em março de 1938, era cantor, compositor, artista e ator. Participou e apareceu em vários programas de variedades na década de 1960. Na época, Lynch estava entre os poucos negros cantores da música pop britânica. Ele teve vários singles de sucesso no Reino Unido no início da década de 1960, incluindo dois Top Ten hits, "Up On The Roof", em dezembro de 1962, e "You Can Never Stop Me Loving You" em junho de 1963. Lynch também fazia parte do staff de Brian Epstein e excursionava juntamente com Helen Shapiro e os Beatles.
Também ficou conhecido por um single, também emitido em 1963, o primeiro cover de uma música de Lennon & McCartney - “Misery”, que não emplacou. John e Paul haviam escrito “Misery” para que fosse gravada por Helen Shapiro, mas ela estranhamente recusou. Lynch continuou sua trajetória na TV, nos palcos e na música e, curiosamente foi convidado por Paul McCartney em 1973 para ser um dos elementos da “banda em fuga” que aparece na capa do álbum “Band On The Run”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário