sábado, 28 de dezembro de 2019

THE BEATLES, ELVIS AND RAY CHARLES - I GOT A WOMAN - SENSACIONAL!


Um abração para meu amigo Leandro Lopes Tardin, pai do pequeno Miguel. Valeu!
"I Got a Woman" (originalmente intitulada "I've Got a Woman") é uma música co-escrita e gravada por Ray Charles. A Atlantic Records lançou como single em dezembro de 1954, com "Come Back Baby" do lado B. Ambas as músicas apareceram mais tarde no álbum de 1957, Ray Charles (posteriormente relançado como Hallelujah I Love Her So). "I Got a Woman" se baseia em "It Must Be Jesus", de Southern Tones, que Ray Charles ouvia na estrada com sua banda no verão de 1954. Ele e o trompetista Renald Richard, escreveram a música construída em um ritmo frenético do evangelho, com letras seculares e um fundo de rhythm and blues inspirado no jazz. "I Got a Woman" seria um dos protótipos do que mais tarde foi denominado "soul music" depois que Charles lançou "What'd I Say" quase cinco anos depois.
Em 1956, “I Got a Woman” foi gravada por Elvis Presley para seu primeiro álbum “Elvis Presley” (lançado no Reino Unido como Elvis Presley Rock n 'Roll. Esse discãozaço foi lançado pela RCA Victor em março de 1956. E foi com uma cópia do disco de Elvis, que o jovem John Lennon aprendeu a música.
Os Beatles gravaram duas versões de "I Got a Woman" para as sessões da rádio da BBC. A primeira versão foi gravada em 16 de julho de 1963 no BBC Paris Theatre em Londres para o programa de rádio Pop Go The Beatles. Esta versão foi lançada em 1994 no álbum Live at the BBC. A segunda versão foi gravada em 31 de março de 1964 no Playhouse Theatre em Londres para o programa de rádio do Saturday Club. Esta versão foi lançada em 2013 para o álbum On Air - Live na BBC Volume 2 e é mais curta que a versão do outro álbum.

2 comentários:

Leandro disse...

Obrigado, meu amigo.
Ficou Show!!!
Vida longa ao Baú
Abração

João Carlos disse...

Que tripé!!!

Ray foi uma grande referência para lennon e harrison no início dos anos 60. Tal como outras influências do R&B como Arthur Alexander, Smokey Robinson..