terça-feira, 24 de dezembro de 2019

1965 - THE FAT BUDGIE - O CARTÃO DE NATAL DO JOHN LENNON - SENSACIONAL!*****


No Natal de 1965, John Lennon autorizou que seu desenho "The Fat Budgie", (O Periquito Gordo), acompanhado do poema de mesmo nome, extraído de seu segundo livro "A Spaniard in the Words" fosse impresso como um dos cartões de natal da Oxfam - Comitê de Oxford de Combate à Fome. Isso não foi bem recebido por alguns apoiadores da Oxfan, que acharam que o desenho de um periquito gordo feito por um artista pop para celebrar o nascimento do Menino Jesus era de mau gosto. Um reverendo em Kent declarou o seguinte: “O cartão do John Lennon não tem relação nenhuma com o Natal. É uma pena que a Oxfam tenha escolhido um cartão desses. Aquelas imagens antigas de carruagens, neve e velas são muito mais cristãs do que esse “fat budgie”.
“The Fat Budgie”, o poema de John Lennon, com doze estrofes, é um dos mais interessantes que ele escreveu. Começa dizendo que tem um periquito que se chama Jeffrey, que é seu amigo e o leva para passear e diz que Jeffrey também é o nome do seu avô. Acha que algumas pessoas não gostam de periquitos e os comem ou dão para os gatos. Diz que tem um tio que se chamava Arthur e comeu um periquito. Diz que Arthur entrou numa loja de animais e comeu tudo e morreu como um zoológico. Então fala sobre Jeffrey, que canta e gorjeia quando ele entra no quarto, que faz ovos mexidos com torrada para ele e dá com uma colher. Diz que Jeffrey está muito gordo e fazendo dieta para não usar muletas. Então imagina como seria engraçado periquito a palito e todos rindo até ficarem doentes. É nessa parte que aparece o verso “Imagine all the people... laughing till they’re sick”. E encerra dizendo: “Então esse é meu amigo Jeffrey, gordo e amarelo também. Eu o amo mais do que papai e eu tenho apenas trinta e dois”. Isso é bem interessante porque a métrica do verso que aparece “imagine” é a mesma que ele vai utilizar na música em 1971 e no final do poema diz que está com 32. Ele só vai ter 32 em 1972 – "A Spaniard in the Works" foi editado em 1965, e o poema pode ter sido escrito até bem antes. Na música que ele deu para Ringo - "I'm The Greatest", em 1972, também aparece "I'm only thirty two".
Em junho de 2014, os manuscritos e desenhos originais de John Lennon, produzidos para seus dois únicos livros em meados dos anos 1960, foram leiloados por 2,9 milhões de dólares. Todos os 89 lotes à venda, do livro "In His Own Write", de 1964, a "A Spaniard in the Works", de 1965, foram arrematados.
Juntamente com outros itens de grande destaque no leilão, estavam o desenho original de "The Fat Budgie", vendido por 143 mil dólares, e um desenho de um guitarrista, arrematado por 137 mil dólares. Não deixe de conferir também a postagem JOHN LENNON - UM ATRAPALHO NO TRABALHO - IMPERDÍVEL!

Nenhum comentário: