sexta-feira, 10 de junho de 2022

THE BEATLES - I'M ONLY SLEEPING - SENSACIONAL!


"I'm Only Sleeping" é uma música dos Beatles de 1966 do seu sétimo ábum Revolver. Nos Estados Unidos e no Canadá, foi uma das três faixas que a Capitol Records cortou de Revolver e incluiu em Yesterday and Today, lançado dois meses antes de Revolver na Inglaterra. Creditada como mais uma música de Lennon & McCartney, foi escrita principalmente por John Lennon. "I'm Only Sleeping" inclui uma parte de guitarra solo invertida (ou backmasked), tocada por George Harrison, a primeira vez que tal técnica foi usada em uma gravação pop. Desde a padronização do catálogo dos Beatles para seu lançamento internacional em CD em 1987"I'm Only Sleeping" apareceu no Revolver na América do Norte. Em 2018, a equipe de música da Time Out London classificou "I'm Only Sleeping" no número 12 em sua lista das melhores músicas dos Beatles.

O primeiro rascunho da letra de Lennon para "I'm Only Sleeping", escrito no verso de uma carta de 1966, sugere que ele estava escrevendo sobre as alegrias de ficar na cama, em vez de qualquer euforia de drogas às vezes lida na letra. Enquanto não estava em turnê, Lennon costumava passar seu tempo dormindo, lendo, escrevendo ou assistindo televisão, muitas vezes sob a influência de drogas, e tinha que ser acordado por McCartney para suas sessões de composição. Em um artigo do London Evening Standard publicado em 4 de março de 1966, Maureen Cleave escreveu: "Ele pode dormir quase indefinidamente, é provavelmente a pessoa mais preguiçosa da Inglaterra. Fisicamente preguiçoso", disse ela.

A gravação começou nos estúdios da EMI em Abbey Road em 27 de abril de 1966 com onze takes da faixa rítmica, compreendendo dois violões, baixo e bateria. Cinco outras tomadas foram gravadas, mas não foram usadas. O Take 11 foi escolhido como master e dois dias depois Lennon adicionou seus vocais principais. Em 5 de maio, George Harrison escreveu e gravou a parte de guitarra dupla. No dia seguinte, a gravação foi completada pelos backing vocals de Lennon, McCartney e Harrison. A música apresenta o som então único de um dueto de guitarra invertido tocado por Harrison em uma sessão de gravação de cinco horas, já tarde da noite com o produtor George Martin. Harrison aperfeiçoou a parte com a fita rodando para trás para que, quando invertida, se encaixasse no clima de sonho. Uma guitarra foi gravada com efeitos fuzz, a outra sem. O engenheiro Geoff Emerick descreveu o processo meticuloso como "interminável". "Ainda posso imaginar George Harrison debruçado sobre sua guitarra por horas a fio", escreveu Emerick em 2006, "fones de ouvido presos, sobrancelhas franzidas em concentração". "I'm Only Sleeping" foi lançada pela primeira vez em 20 de junho de 1966 como a segunda faixa do álbum americano Yesterday and Today e em 5 de agosto de 1966 como a terceira faixa de Revolver, o álbum para o qual a música era destinada.

2 comentários:

Dani disse...

Essa é outra que quando ouvi a primeira vez, lá nos 1990s, caí para trás. Até então nunca havia ouvido nada parecido. Achei muito mais inovadora, moderna do que muita coisa da década de 90. Mesmo sendo, então, uma música de quase trinta anos antes...

Dani disse...

George gênio!! Sem mais!!