domingo, 26 de junho de 2022

THE BEATLES - EIGHT DAYS A WEEK - THE SONG


"Eight Days a Week" foi composta por Paul McCartney e John Lennon com base numa ideia original de McCartney. Foi lançada no Reino Unido em dezembro de 1964 no álbum Beatles for Sale e nos Estados Unidos, foi lançada como single em fevereiro de 1965 chegando ao número 1. O single também foi número 1 no Canadá, Bélgica e Holanda. Os Beatles gravaram "Eight Days a Week" no EMI Studios em Londres em outubro de 1964. "Eight Days a Week" abre com um fade-in, marcando a primeira vez que essa técnica foi usada em uma gravação de estúdio pop. Também foi relançada mundialmente em 2000 na coletânea dos Beatles 1. E ainda foi o título para o documentário de 2016 do diretor Ron Howard sobre os anos da banda como artistas ao vivo, The Beatles: Eight Days a Week.
Muitos atribuem o título a um dos malapropismos de Ringo Starr, que também forneceu títulos para as músicas "A Hard Day's Night" e "Tomorrow Never Knows". McCartney posteriormente creditou o título a um motorista que uma vez o levou para a casa de Lennon em Weybridge. No livro Beatles Anthology, ele afirma: "Eu costumava dirigir até lá, mas o motorista me levou naquele dia e eu disse: 'Como você está?' – 'Oh, trabalhando duro', disse ele, 'trabalhando oito dias por semana". Em uma entrevista de 2016 ao lado de Ringo Starr e Ron Howard, em preparação para o lançamento do documentário The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years, McCartney reiterou que tinha ouvido isso de um motorista que o estava levando para a casa de Lennon enquanto ele estava proibido de dirigir. Starr disse que não foi a fonte da frase.
"Eight Days a Week" foi a primeira música que os Beatles levaram para o estúdio inacabada para trabalhar no arranjo durante a sessão, prática que se tornaria comum para a banda. A canção foi gravada em 6 de outubro de 1964 durante duas sessões que juntas duraram quase sete horas, com um intervalo de quinze minutos entre elas. A banda experimentou várias ideias para a introdução e o final da música. O primeiro take apresentava uma introdução simples de violão. O segundo take introduziu um vocal "oo" que foi experimentado até o sexto take, quando foi abandonado em favor de uma introdução de guitarra. O encerramento final (junto com as introduções não utilizadas) foi gravado separadamente, em 18 de outubro.

"Eight Days a Week" foi lançada em Beatles for Sale em 4 de dezembro de 1964. Foi sequenciada como a faixa de abertura do lado dois do LP. Descrevendo o efeito incomum fornecido pelo fade-in, o autor Mark Hertsgaard escreve que dava aos ouvintes "a sensação de ouvir a música antes que a música realmente chegasse; era como se o som surgisse ao longe, como um bando de pássaros migratórios que de repente enche o céu". A música, junto com outras duas do álbum ("Baby's in Black" e "No Reply"), foi considerada para um single. No final, foi lançada como single nos Estados Unidos em 15 de fevereiro de 1965, tornando-se um hit número um (sétimo dos Beatles naquele país). O lado B era "I Don't Want to Spoil the Party". O lançamento do single nos EUA foi resultado de DJs tocando a música de cópias importadas de Beatles For Sale, uma vez que não apareceu na versão americana do álbum Beatles '65, nem o lado B. Ambas as faixas foram incluídas no álbum norte-americano Beatles VI, lançado em junho de 1965.
"Eight Days a Week" foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America em 16 de setembro de 1965. Foi a última das sete músicas dos Beatles a chegar ao topo da Billboard Hot 100 em um período de um ano. Em ordem, as sete músicas foram "I Want to Hold Your Hand", "She Loves You", "Can't Buy Me Love", "Love Me Do", "A Hard Day's Night", "I Feel Fine" e "Eight Days a Week""Eight Days a Week" foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. John Lennon: vocais, violão e palmas; Paul McCartney: vocais, baixo e palmas; George Harrison: vocais, guitarra elétrica e palmas; e Ringo Starr: bateria e palmas. Paul McCartney cantou "Eight Days a Week" ao vivo – a primeira vez para qualquer Beatle – em 4 de maio de 2013 no Estádio Mineirão, Belo Horizonte, Brasil e esporadicamente ao longo de sua turnê Out There 2013–2015.

Nenhum comentário: