segunda-feira, 6 de junho de 2022

THE BEATLES - STRAWBERRY FIELDS FOREVER - FOREVER!


"Strawberry Fields Forever" é uma dos Beatles, composta por John Lennon e creditada à dupla Lennon-McCartney. Foi inspirada nas lembranças de Lennon quando brincava no jardim de "Strawberry Field", um orfanato do Exército da Salvação próximo da casa onde ele morava. "Strawberry Fields" foi gravada para possível inclusão no álbum (até então sem título) Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, tendo sido a primeira gravada nas sessões para esse álbum, mas acabou sendo lançada em fevereiro de 1967 como um compacto de duplo lado-A com "Penny Lane", de Paul McCartneyO lado A duplo alcançou o número 2 na parada Record Retailer, quebrando assim a série de quatro anos da banda de singles no topo das paradas no Reino Unido. "Strawberry Fields Forever"  alcançou o oitavo lugar nos Estados Unidos, com numerosos críticos descrevendo-a como uma das melhores gravações do grupo. Posteriormente foi incluída na versão americana de Magical Mystery Tour.
Foi uma canção chave para a definição do rock psicodélico, e foi regravada por dezenas de artistas incluindo Richie Havens, Todd Rundgren, Peter Gabriel, Ben Harper e Los Fabulosos Cadillacs com Debbie Harry"Strawberry Fields Forever" foi aclamada pelos críticos e ainda é considerada um clássico. Três semanas depois de seu lançamento, a revista Time saudou a canção como "a mais recente amostra da espantosa inventividade dos Beatles". Richie Unterberger, da Allmusic, elogiou a canção como "uma das maiores realizações dos Beatles, e uma das melhores canções da parceria Lennon-McCartney". Ian MacDonald escreveu em Revolution in the Head que a canção "mostra uma expressão de ordem superior... poucos - ou nenhum [dos compositores contemporâneos] - são capazes de expor sentimento e fantasia de maneira tão direta, espontânea e original". Em 2010, a revista Rolling Stone elegeu "Strawberry Fields Forever" como a terceira das 100 melhores canções dos Beatles. Também foi escolhida como a segunda melhor dos Beatles pela Mojo, ficando atrás de "A Day In The Life". Ficou ainda em oitavo lugar das melhores músicas de todos os tempos pela Acclaimed Music.

Um comentário:

Dani disse...

Na minha opinião uma das melhores da discografia dos Beatles. Quando ouvi a primeira vez, lá por volta de 1991 com meus 17 aninhos, quando "descobri" Beatles, fiquei de queixo caído. Diferente de tudo o que eu já havia ouvido então. Gosto muito do vocal de John nessa música.