quarta-feira, 29 de junho de 2022

QUEM É QUEM NA CAPA DO ÁLBUM 'BAND ON THE RUN'?


Na capa do álbum Band On The Run vemos nove pessoas, vestidas iguais, supostamente com roupas de penitenciários, pegos de surpresa por uma luz de holofote. A ideia é uma tradução óbvia para um disco que se chamaria "Band On The Run". É creditado a Linda McCartney a ideia de trazer pessoas conhecidas para pousar para a capa, ao invés de simplesmente usarem modelos anônimos. São eles da esquerda para direita: Michael Parkinson, Kenny Lynch, Paul McCartney, James Coburn, Linda McCartney, Clement Freud, Christopher Lee, Denny Lane e John Conteh
Michael Parkinson (apresentador e jornalista). Ele já era em 1973 um dos principais entrevistadores da televisão da Grã-Bretanha. Ele iria dedicar uma edição inteira de seu show a Paul McCartney.
Kenny Lynch (ator, comediante e cantor) foi um cantor solo de Londres que apareceu na primeira turnê britânica dos Beatles, encabeçada por Helen Shapiro no início de 1963. Quando Lynch lançou 'Misery', ele se tornou o primeiro artista a fazer cover de uma  música de Lennon & McCartney.
James Coburn (ator). O único americano na foto, ele era um ator principal que acabara de lançar 'Pat Garrett And Billy The Kid'.
Clement Freud (colunista, gourmet, contador de histórias, membro do Parlamento, palestrante do Just a Minute panellist and grandson of Sigmund. Ele era na época um conhecido gourmet e humorista de rádio que havia sido eleito para o Parlamento em 1973.
Christopher Lee (ator). Ele ficou conhecido por trabalhos em filmes de terror. Em 1973, encontrou seguidores mais amplos com 'The Wicker Man'.
John Conteh (boxeador de Liverpool que mais tarde se tornou campeão mundial dos meio-pesados). Ele havia sido campeão de boxe dos Jogos da Commonwealth de 1970 e estava a caminho da distinção internacional.

Todos foram reunidos num domingo, 28 de outubro, do lado da parede lateral de Osterley House, uma casa construída no século XVI no terreno hoje conhecido como Osterley Park. O fotógrafo escolhido foi Clive Arrowsmith, que colocou um holofote de teatro sobre os personagens e de um palanque, tirou várias fotografias. Linda também tirou várias polaroids do pessoal se preparando momentos antes de tirar as fotos.
Clive Arrowsmith detalhou que a foto final escolhida foi uma das quatro que ele achou aceitável das 24 tentativas que fez. A baixa potência do holofote significava que todos tinham que ficar parados por dois segundos para a exposição adequada, o que foi dificultado pelo fotógrafo e os modelos supostamente estarem envolvidos por uma "névoa de substância" após uma festa realizada por McCartney, tornando mais difícil para eles manter a pose. O tom dourado da imagem se deve ao fato de Arrowsmith usar um filme diurno regular em vez de um filme de tungstênio, que seria mais adequado para fotografias noturnas.
Paul contratou a firma Hipgnosis para registrar a realização da sessão fotográfica para a capa, possivelmente movido pela experiência vivida na realização da capa de Sgt. Peppers, que não teve maiores registros afora uma série de fotos. Antevendo um possível interesse futuro na realização desta capa, o registro em filme foi feito em 16mm e dirigido por Barry Chattington. O material acabou sendo utilizado primeiro durante a excursão americana do Wings no ano de 1976. O álbum Band On The Run foi lançando no dia 5 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e 7 de dezembro  no Reino Unido. Com doze dias de vendas antecipadas, o álbum se tornou disco de ouro. Foi votado pela revista Rolling Stone como Álbum do Ano e foi o disco mais vendido no Reino Unido durante o ano de 1974.

Um comentário:

Paulo M. Flores disse...

"névoa de substância"? Maconha braba! Isso sim!