quinta-feira, 30 de junho de 2022

RINGO STARR - CAVEMAN - O HOMEM DAS CAVERNAS - 1981 ✶✶✶✶✶


“Caveman” - “O Homem das Cavernas”, é um filme de 1981, uma deliciosa comédia, estrelada pelo nosso querido e incomparável Ringo Starr e dirigido por Carl Gottlieb. Foi durante as filmagens, que em 1980, Ringo conheceu Barbara Bach e se casaram (e estão juntos até hoje!) em abril de 1981.

A história começa a “zilhões” de anos A.C. Atouk (Ringo Starr) é expulso da sua tribo de caçadores por importunar a mulher do chefe, Lana (Barbara Bach), por quem é apaixonado e acaba se tornando o líder de um grupo formado por pessoas que também não tem uma tribo. Ele faz de tudo para derrubar o seu antigo líder, o brutamontes Tonda (John Matuszak) e conquistar sua mulher. Atouk sai pelo deserto para encontrar uma forma de conquistar a garota de seus sonhos e vive uma série de aventuras. Atouk tem um grande amigo, Lar (Dennis Quaid) e uma grande admiradora, Tala (Shelley Long).
A comédia é estrelada por um grande elenco. Mostra o cotidiano dos homens das cavernas, sua evolução e sociedade da forma mais hilária possível. O filme não possui muitos diálogos. Os personagens se comunicam numa linguagem estereotipada e grunidos pré-históricos de homens das cavernas que qualquer pessoa consegue entender, o que torna “Caveman” um filme universal, dispensando legendas. Quando aparece alguém tentando ensinar o idioma inglês, ninguém aceita.

Atouk aprende os segredos do fogo, como cozinhar a carne, a desenvolver armas de luta e se defender de monstros brutais, além de inventar a música! O filme também brinca com a questão do estereótipo do homem das cavernas que andava curvado. Eles passam a andar eretos após estralarem a coluna e a colocarem no lugar. Tudo isso enquanto busca por sua amada Lana. Ela é a sexy mulher do grandalhão Tonda, o chefe de uma tribo hostil e rival. Lana não dá bola para Atouk e ele - acidentalmente - se torna líder de um novo grupo formado por um velho cego, um anão e um casal gay entre tantos outros tipos engraçados e rejeitados por outras tribos. Atouk usa esses avanços para liderar um ataque a Tonda, derrubando-o e se tornando-se o novo líder da tribo. Ele rejeita Lana e toma Tala como sua companheira, e eles vivem felizes para sempre.
As filmagens foram feitas principalmente no Parque Nacional Sierra de Órganos, na cidade de Sombrerete, no estado de Zacatecas, no México. A cena do rio e do lago de pesca foi filmada no estado mexicano de Durango, e algumas cenas foram filmadas no Churubusco Studios na Cidade do México. O filme apresenta dinossauros animados em stop motion construídos por Jim Danforthincluindo um Tyrannosaurus Rex que em uma cena fica intoxicado por uma droga do tipo cannabis, animado por Randall W. Cook.
“Caveman” - “O Homem das Cavernas” tem lá seus deslizes, do ponto de vista histórico, quando coloca no mesmo ambiente e período, homens e dinossauros. Do período paleolítico não leva em consideração suas especificidades, do tipo os homens andavam nus. Mas é uma boa diversão e, ora, estrelado por Ringo e Barbara Bach, no auge da forma, já é mais um grande motivo de pagar o ingresso. Aqui, a gente confere o trailer, a divertida cena da invenção da música e logo embaixo o filme inteiro em HD. Vale muito a pena!

Um comentário:

Edu disse...

Assisti ontem novamente. Divertidíssimo! Melhor filme do Ringo, na minha opinião.