quarta-feira, 6 de julho de 2022

THE BEATLES - OS SENSACIONAIS ÁLBUNS VERMELHO (1962/1966) E AZUL (1967/1970)


Os álbuns duplos "Vermelho" (1962-1966) e "Azul" (1967-1970), foram utilizados como porta de acesso ao universo dos Beatles por várias gerações de fãs. Os dois álbuns duplos foram publicados originalmente no dia 2 abril de 1973, com os títulos oficiais de "The Beatles/1962-1966" e "The Beatles/1967-1970", mas rapidamente passaram a ser chamados pelos fãs de "Vermelho" e "Azul", devido às cores das capas, escolhidas por serem as cores dos dois principais times de sua cidade natal – Liverpool e Everton. As coletâneas correspondem aos dois períodos nos quais se divide a obra dos Beatles e vão além de uma simples sucessão de "singles", por isso que servem há quase cinco décadas como uma introdução à música do quarteto.

Apesar de passados três anos desde Let It Be (que saiu em maio de 1970), o novo lançamento dos Beatles compensava a espera. E não era apenas um LP, mas quatro, uma compilação dos maiores sucessos da banda selecionados a dedo por Allen Klein, e, embora o lançamento tenha sido planejado para combater o volume crescente de antologias piratas, os discos são excelentes. Os dois álbuns (com dois LPs cada), como o título sugere, acompanham a história dos Beatles em ordem cronológica, do primeiro compacto, "Love Me Do", de 1962, a "Let it Be", de 1970. Todos os sucessos que chegaram ao número 1 nas paradas foram incluídos (o que significa o lado A de todos os compactos) e uma boa seleção de músicas de quase todos os LPs lançados. Todas as 54 faixas são composições da banda, sejam de Lennon e McCartney, Harrison ou Ringo Starr. O primeiro álbum duplo, The Beatles 1962-1966, contém todos os lados A dos compactos lançados pela Parlophone até o final de 1966, além de uma seleção de faixas de álbuns do mesmo período: "All My Loving", de With The Beatles; "Eight Days A week", de Beatles For Sale; "Yesterday", de Help!"Norwegian Wood" e "Michelle" de Rubber Soul. Todas de Lennon e McCartney.
O segundo álbum duplo, The Beatles 1967-1970, compila os lados A restantes e também, uma seleção tirada dos LPs lançados no período. Das 28 faixas, três são composições de George Harrison ("While My Guitar Gently Weeps", "Old Brown Shoe" e "Something"), uma é composição de Ringo ("Octopus’s Garden") e as demais são de Lennon e McCartney. As capas dos dois álbuns duplos têm fotografias da banda tiradas no mesmo local com um intervalo de oito anos. Ambas assinadas pelo fotógrafo Angus McBean. A capa do "Vermelho" resgata uma foto do grupo na sacada da sede londrina da EMI em 1963. A do “Azul”, tirada em 1969, seria a capa do álbum Get Back, que acabou não sendo lançado. No “miolo” de cada um dos dois álbuns, aparece uma foto enorme em preto e branco. Uma foto enigmática que mostra os Beatles em meio a um grupo de pessoas, todos com cara de velório, atrás de um portão da igreja de St. Pancras Gardens em Londres.
Essa foto foi feita pelo fotógrafo Don McCullin no dia 28 de julho de 1968 (um domingo) naquele que ficou conhecido como Mad Day Out” (um dia de folga na vida dos Beatles). À frente do portão (e deles), a estranha figura de um garoto. O nome dele é Gary Evans, e é filho do falecido Mal Evans. Na época da foto ele tinha 7 anos, agora está com 61.
Os álbuns foram inicialmente uma reação contra uma compilação pirata de quatro discos chamada Alpha Omega, que foi vendida na TV em 1972. Mas os álbuns Red and Blue tinham as masters originais à sua disposição, compiladas pelo então gerente dos Beatles, Allen KleinMais importante, eles tinham um punhado de faixas - incluindo "From Me to You" e a versão single de "Let It Be" - que nunca foram lançadas nos álbuns oficiais dos BeatlesOs dois álbuns estão unidos cronologicamente, começando com "Love Me Do" de 1963 (a versão do álbum Please Please Me ) e terminando com "The Long and Winding Road" de Let It Be de 1970 . Antes da era dos CDs, eles eram a única forma para ouvir muitas das versões únicas de músicas de sucesso em quatro LPs de excelente qualidade. Os dois discos foram um sucesso imediato. 1962-1966  alcançou o nº 3 e 1967-1970  atingiu o número 1 por uma semana. Desde seu lançamento, há quase cinco décadas eles venderam mais de 30 milhões de cópias juntas. As compilações tornaram-se uma parte tão crucial do catálogo dos Beatles que foram relançadas em CDs em 1993, e continuam sendo um excelente ponto de partida para novos fãs dos quatro fabulosos de Liverpool.

Um comentário:

roque22 disse...

Disco Azul - O disco que eu mais escutei na vida. MARAVILHOSO!