sábado, 30 de julho de 2022

DON McCLEAN - VINCENT (Starry, Starry Night) ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★


Se o incomparável Vincent - conhecido mundialmente pelo sobrenome VAN GOGH - vivo estivesse, teria agora 167 anos. Ele morreu em 29 de julho de 1890, com 37 anos por um tiro no peito disparado por ele mesmo. Van Gogh é uma das figuras mais famosas, importantes e influentes da história da arte ocidental. Criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte das quais, concluídas nos seus últimos dois anos de vida. Suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo único do artista.

Em uma homenagem explícita a Van Gogh, o cantor e compositor Don McLean, escreveu a belíssima e emocionante balada "Vincent" em 1971, depois de ler um livro sobre a triste história de vida do gênio holandês.

"Vincent" ficou mais conhecida e reconhecida pelo seu verso de abertura, "Starry Starry Night", uma referência à pintura clássica de Van Gogh de 1889, "The Starry Night".
Em 1972, a música se tornou o hit número 1 no UK Singles Chart por 2 semanas. Nos Estados Unidos"Vincent" também atingiu o segundo lugar na tabela Easy Listening. A Billboard a classificou como número 94 em 1972. Em 2000, a PBS transmitiu Don McLean: Starry, Starry Night, um concerto especial  filmado em Austin, Texas, que foi bastante elogiado pela crítica. Ao todo, “Vincent” obteve um segundo lugar nos Estados Unidos e no Canadá, um terceiro na Austrália e o número 1 no Reino Unido. Na época em que "Vincent" emplacou, Don McLean estava com 27 anos, hoje está com 76.

Nenhum comentário: