segunda-feira, 11 de julho de 2022

THUNDERCLAP NEWMAN - SOMETHING IN THE AIR★★★


"Something in the Air", composta por Speedy Keen (que também cantou a música), foi gravada pela banda inglesa Thunderclap Newman. Foi lançada como single que ficou por três semanas em número 1 no UK Singles Chart em julho de 1969. A música foi usada em filmes, televisão e anúncios, e foi regravada por vários artistas. "Something in the Air" também foi incluída no único lançamento do álbum de Thunderclap Newman, Hollywood Dream, mais de um ano depois.

Em 1969, Pete Townshend, guitarrista do The Who, foi o catalisador por trás da formação da banda. O conceito era criar uma banda para tocar músicas escritas pelo baterista e cantor Speedy Keen, que havia escrito "Armênia City in the Sky", primeira faixa do álbum The Who Sell Out. Townshend recrutou o pianista de jazz Andy "Thunderclap" Newman (um amigo da faculdade de arte), e o guitarrista de Glasgow de 15 anos Jimmy McCulloch, que posteriormente entraria para o Wings, de Paul McCartney. tocou guitarra solo em Paul McCartney e Wings, e Keen era baterista e cantava.
Townshend produziu o single, arranjou as cordas e tocou baixo sob o pseudônimo de Bijou Drains. Originalmente intitulado "Revolution", mas depois renomeado para evitar confusão com a música de mesmo nome dos Beatles de 1968 , "Something in the Air" capturou a rebelião pós-flower power, combinando as guitarras acústicas e elétricas de McCulloch, a bateria de Keen, os vocais em falsete e o solo de piano de Newman"Something in the Air" de Thunderclap Newman apareceu nas trilhas sonoras de vários filmes, como The Magic Christian, de 1969, estrelado por Peter Sellers e Ringo Starr), o que ajudou o single a chegar ao número 37 nos Estados Unidos.

Uma cover de "Something in the Air" foi gravada por Tom Petty and the Heartbreakers e aparece em seu álbum Greatest Hits, lançado em 1993. "Something in the Air" não apareceria na reedição de 2008 do álbum e, em vez disso, foi substituída por "Stop Dragging My Heart Around", cantada por Stevie Nicks e Tom Petty. Uma versão ao vivo de "Something in the Air" foi incluída em uma compilação de músicas que a banda fez ao vivo, The Live Anthology, lançada em 2009.

Nenhum comentário: