quinta-feira, 28 de julho de 2022

THE ROLLING STONES - GET YER YA YA'S OUT - 1970


Get Yer Ya-Ya's Out! The Rolling Stones in Concert é um álbum ao vivo dos Rolling Stones, lançado em 4 de setembro de 1970 pela Decca Records no Reino Unido e pela London Records nos EUA. Foi gravado em Nova York e Baltimore em novembro de 1969, pouco antes do lançamento de Let It Bleed. Foi o primeiro álbum ao vivo a alcançar o número 1 no Reino Unido. Algumas das performances, bem como uma das duas sessões de fotografia para a capa do álbum com Charlie Watts e um burro, são retratadas no documentário Gimme Shelter.

A foto da capa, no entanto, foi tirada no início de fevereiro de 1970 em Londres, e não se originou da sessão de 1969. A foto de David Bailey, com Watts com guitarras e bumbos pendurados no pescoço de um burro, foi inspirada em um verso da música de Bob Dylan "Visions of Johanna": "Jóias e binóculos pendurados na cabeça da mula".
Jagger encomendou a contracapa, com títulos de músicas e créditos com fotografias do grupo em performance, do artista britânico Steve Thomas, que disse que produziu o design em 48 horas e que a resposta de Jagger foi "Eu realmente curto sua arte, cara".
Get Yer Ya-Ya's Out! foi lançado em setembro de 1970 e foi bem recebido crítica e comercialmente, alcançando o número 1 no Reino Unido e o número 6 nos EUA, onde foi platina. Foi o último álbum dos Rolling Stones lançado pela Decca no Reino Unido e pela London Records nos EUA antes de lançarem seu próprio selo Rolling Stones Records. Em novembro de 2009, o álbum foi relançado com músicas inéditas dos Rolling Stones, mas também das bandas de abertura, BB King e Ike & Tina Turner. Inclui um DVD e um livreto de 56 páginas. O álbum recebeu elogios consistentes da crítica como um dos maiores álbuns ao vivo já feitos. Em 2000 foi eleito o número 816 nos 1000 melhores álbuns de todos os tempos. Em 2007, a NME classificou o álbum como o sétimo maior álbum ao vivo de todos os tempos. A Q Magazine o classificou como o 14º maior álbum ao vivo de todos os tempos.

2 comentários:

Dani disse...

Absolutamente sensacional!!

roque22 disse...

Excelente album. Mas, os Stones também tem outros excelentes discos ao vivo. A Capa é Maravilhosa!