domingo, 17 de julho de 2022

BOB DYLAN (With George Harrison) - YESTERDAY (1970)


A admiração de Bob Dylan pelos Beatles sempre foi recíproca, mas seu respeito e carinho por um dos quatro em particular, continuou a crescer com o passar dos anos. A afeição de Dylan por George Harrison era um fato conhecido. Os dois compositores colaboraram em várias ocasiões, principalmente com o supergrupo Traveling Wilburys. Por décadas, George Harrison constantemente elogiava e referenciava Dylan como uma influência.
Em 1º de maio de 1970, apenas algumas semanas depois que o mundo soube que os Beatles haviam se separado, George Harrison e Bob Dylan se encontraram no Studio B da Columbia, em Nova York, juntamente com o baixista Charlie Daniels e o baterista Russ Kunkel para começar a trabalhar no álbum de Dylan, New Morning. Mas no meio do dia, eles trocaram de marcha e começaram a tocar números antigos favoritos sem pensar que os resultados seriam ouvidos pelo público. Anos depois, de alguma forma, a fita  vazou do cofre da Columbia e os fãs puderam ouvir grande parte daquela sessão histórica. Dylan e Harrison começaram experimentando versões iniciais das músicas do New Morning “Sign on the Window”, “If Not For You”, “Times Passes Slowly” e “Went to See the Gypsy”. Mas depois da quinta tentativa de “If Not For You” (uma música que Harrison gravaria semanas depois para All Things Must Pass), eles voltaram ao trabalho inicial de Dylan e tocaram “Song to Woody”, “Mama, You Been on My Mind” e “Don’t Think Twice, It’s Alright”.
Foi o início de uma jam épica e de espírito livre, onde eles tocaram de tudo, desde “Cupid” de Sam Cooke a “Matchbox” de Carl Perkins e “All I Have to Do Is Dream” dos Everly Brothers, juntamente com outros clássicos de Dylan como “Gates of Eden”, “It Ain’t Me Babe” e “One Too Many Mornings”. O próprio catálogo de Harrison foi ignorado com a única exceção de Yesterday, clássico dos Beatles, de McCartney. Harrison não tocava a música desde que os Beatles pararam de fazer turnês quatro anos antes, mas “Yesterday” era um standard a essa altura, e Kunkel e Daniels claramente a conheciam bem. A grande maioria das sessões de Dylan/Harrison nunca foi lançada oficialmente, mas boa parte delas aparece em dezenas de Bootlegs.


Não deixe de conferir também de jeito nenhum:
GEORGE HARRISON - I'D HAVE YOU ANYTIME*****

Um comentário:

roque22 disse...

Primeira vez que escuto Yesterday com George e Dylan