segunda-feira, 25 de julho de 2022

THE BEATLES - EVERYBODY'S GOT SOMETHING TO HIDE EXCEPT ME AND MY MONKEY


A música com o maior título dos Beatles“Everybody’s Got Something to Hide Except Me And My Monkey”foi escrita por John Lennon sobre sua relação com Yoko Ono e gravada pelos Beatles em seu álbum duplo The Beatles ("White Album"). As gravações tiveram início em 26 de junho de 1968. A faixa foi produzida por George Martincom Geoff Emerick e Ken Scott como engenheiros. O Álbum Branco foi lançado em 22 de novembro de 1968. “EGSTHEMAMM” ilustra bem o retorno de Lennon e dos Beatles ao rock em 1968, após seu período psicodélico.

Inicialmente batizada “Come On, Come On”, “Everybody’s Got Something to Hide Except Me And My Monkey” foi construída a partir do título. John afirmou que era uma clara referência à sua relação com Yoko Ono: “Era só um belo verso que transformei em canção. Todos pareciam estar paranóicos, com exceção de nós dois, que estávamos loucos de amor... todos à nossa volta pareciam meio tensos”.
“Todo mundo tem algo para esconder, exceto eu e meu macaco”, em tradução literal. George Harrison disse que não sabia de onde o termo “macaco” tinha vindo. A interpretação mais comum é de que seria Yoko Ono. Foi só após a volta da índia que a amizade se transformou em um affair, e Cynthia soube do que estava acontecendo. Yoko Ono começou a ir às gravações do novo álbum, o que incomodava demais os outros Beatles. A imprensa britânica também achou difícil engolir Yoko Ono e essa versão blasé de John Lennon. Isso acabaria influenciando em sua mudança para os EUA. “Na Inglaterra, eles acham que eu sou alguém que ganhou o jogo e fugiu com uma princesa japonesa”, ele afirmou uma vez. “Nos EUA, eles a tratam com respeito. Eles a tratam como a artis­ta séria que ela é".
"Everybody's Got Something to Hide Except Me and My Monkey" foi uma das muitas canções escritas por
 John Lennon logo após o retorno dos 
Beatles de 
Rishikesh na 
Índia, onde estudaram 
Meditação Transcendental com
 Maharishi Mahesh Yogi. A letra contém algumas das frases favoritas do 
Maharishi relacionadas à experiência de meditação. De acordo com George Harrison, além da referência a um macaco, alguns versos vieram dos pronunciamentos de
 Maharishi;
 Harrison citou 
"Todo mundo tem algo a esconder" e 
"Vamos lá, é uma alegria" como exemplos de ditados de estimação do mestre. No caso deste último, o ensinamento completo de 
Maharishi foi: 
"Vamos lá. É uma alegria. Vá com calma. Aceite como vier. Divirta-se!".

Embora Lennon tenha negado, para os sabichões, o macaco do título foi amplamente considerado como uma referência clara à heroína, assim como as palavras "Quanto mais fundo você for, mais você voa". 'A monkey on the back'(Um macaco nas costas) - era um termo de jazz para o vício em heroína. Lennon e Yoko Ono começaram a tomar heroína em 1968; Eles alegaram que usaram para escapar do interesse da imprensa em seu relacionamento.

No livro “Many Years From Now” de Barry Miles, Paul McCartney diz: “Ele estava entrando em drogas mais difíceis do que nós e então suas músicas estavam tendo mais referências à heroína. Até esse ponto, fazíamos referências bastante suaves e oblíquas à maconha ou ao LSD. Agora, John começou a falar sobre consertos e macacos... ele estava em uma que o resto de nós não estava. Ficamos desapontados com o fato de ele estar entrando na heroína porque não vimos realmente como pudéssemos ajudá-lo. Apenas esperávamos que não fosse tão longe. Na verdade, ele acabou limpo, mas esse foi o período em que ele estava nisso. Foi um período difícil para John, mas muitas vezes essa adversidade e essa loucura podem levar a uma boa arte, como eu acho que aconteceu neste caso”.

Os Beatles ensaiaram várias vezes a música antes de gravá-la. Uma versão demo foi gravada na casa de George Harrison em Esher em maio de 1968 e mostra como ela começou como uma suave música baseada em blues, com pouca sugestão do rockão que se tornaria. Na gravação do álbum, John Lennon faz o vocal desafiador, toca guitarra, percussão e bate palmas; Paul McCartney faz backing vocals, toca o baixo, percussão e bate palmas; George Harrison faz backing vocals, guitarra solo, percussão e bate palmas e Ringo toca sua bateria, percussão e bate palmas. E todos nós batemos palmas! Come On, Come On!

Nenhum comentário: