terça-feira, 12 de julho de 2022

Paul McCARTNEY & STEVE WONDER - WHAT'S THAT YOU DOING - 1982*****


Tug of War foi o terceiro álbum de estúdio solo de Paul McCartney, lançado em 26 de abril de 1982. Também foi o primeiro álbum de Paul a ser lançado após a dissolução do Wings, no ano anterior. No total, é seu 11º álbum desde a separação dos Beatles. É também foi o primeiro álbum de Paul após o assassinato de John Lennon. Tug of War foi produzido pelo ex-produtor dos Beatles, George Martin, e foi sucesso absoluto em muitos países, vendendo mais de um milhão de cópias apenas nos EUA no ano de seu lançamento. “What’s That You’re Doing” é a quarta faixa de Tug of War, antecedida por "Somebody Who Cares" e sequenciada por "Here Today". É assinada por Wonder/McCartney e como todo o álbum, foi produzida por George Martin.

Festiva e cheia de duplos sentidos, “What’s That You’re Doing” destoa um pouco do clima mais sério e recatado de Tug of War. Em fevereiro de 1982, Stevie Wonder foi o último convidado de honra a chegar à ilha de Montserrat para a fase de gravações de Tug of War no A.I.R. Studios em 26 de fevereiro de 1981. Após concluírem “Ebony and Ivory”, o grande momento de Paul ao lado de Wonder, o clima descontraído empolgou a dupla para uma jam session, transformada em uma canção iniciada com ébano e finalizada em marfim. “Stevie começou a improvisar no sintetizador e como notei que ele fazia as linhas de baixo, achei melhor ficar na bateria. Conforme fomos tocando, notei que estava exagerando um pouco no acompanhamento e decidi maneirar... No final, acabei só tocando pratos e caixa de bateria... Quando Stevie partiu, refiz minha parte de bateria para consertar meu estrago (risos)”. A formação completa na gravação de “What’s That You’re Doing" foi: Paul McCartney: Contrabaixo, bateria, guitarra e vocal; Linda McCartney: Backing vocals; Stevie Wonder: Sintetizador e vocal principal; Eric Stewart: Backing vocals; Andy Mackay: Lyricom; Alex .Brown, Deniece Williams, Lynn Davis, Susaye Greene e Windy Barnes do grupo Wonderlove: Backing vocals.

Para o álbum de remixes "Twin Freaks", lançado em 13 de junho de 2005, Paul McCartney e Freelance Hellraiser (Roy Kerr) fizeram uma remixagem de “What’s That You’re Doing” ainda mais rápida que a de 82. Ainda assim, continua um balanço fantástico e convidativo.

Nenhum comentário: