sexta-feira, 1 de julho de 2022

GEORGE HARRISON - BALLAD OF SIR FRANKIE CRISP (LET IT ROLL) - SENSACIONAL!


Desde 1965, George Harrison e sua esposa, Pattie Boyd, moravam em Kinfauns, um bangalô de luxo da década de 1950 em Esher, no condado inglês de Surrey, na propriedade de Claremont, ao sul de Londres. A casa era um bangalô e muito pequena para acomodar um estúdio de gravação. Então o casal começou uma busca de um ano por uma propriedade maior, concentrando-se em uma área a oeste de Londres, abrangendo os condados de Berkshire e Oxfordshire. Em janeiro de 1970, Harrison comprou Friar Park, Uma mansão de 120 quartos , situada em 33 acres de terra, a oeste de Henley-on-Thames. Anteriormente a casa pertenceu a uma ordem de freiras católicas romanas, Salesianas de Dom Bosco, a casa de quatro andares e seus terrenos estavam em estado de ruína, e os Harrisons só passaram a habitar a mansão definitivamente depois de mais de dois meses de intensas reformas.
A mansão foi construída em 1898, no local de um mosteiro do século XIII, por Sir Frank Crisp, um advogado de sucesso de Londres, microscopista e horticultor conhecido por suas excentricidades. Harrison descreveu Crisp como um cruzamento entre Lewis Carroll e Walt Disney. Ao compilar a autobiografia de Harrison, I Me Mine, no final dos anos 1970, Derek Taylor observou que Harrison "frequentemente fala como se Crisp ainda estivesse vivo". O trabalho de limpeza durante os primeiros meses em Friar Park revelou vários legados do tempo de Crisp lá, como gravuras em pedra e madeira contendo homilias caprichosas, algumas das quais as freiras salesianas ocultaram ou pintaram. Os 10 acres dos jardins formais de Crisp estavam tão cheios de ervas daninhas que Harrison e seu amigo Hare Krishna, Shyamasundar Das, usaram lança-chamas da época da Segunda Guerra Mundial para limpar parte da terra. Entre as características do jardim estava uma série de lagos em camadas ligados por túneis, a sudeste da casa, e um jardim de rochas encimado por uma réplica de 30 metros do Matterhorn ( montanha mais conhecida dos Alpes localizada na fronteira da Suíça com a Itália).

Em 17 de março de 1970, apesar do estado de abandono da propriedade, os Harrisons deram uma festa para comemorar o aniversário de 26 anos de Pattie e o Dia de São Patrício. De acordo com seu amigo e assistente Chris O'Dell, a lista de convidados incluía todos os outros Beatles e suas esposas, bem como pessoas de dentro como Derek e Joan Taylor, Neil Aspinall e sua esposa Susie, Peter Brown e Klaus e Christine Voormann. No que foi um raro encontro social para os Beatles, três semanas antes de Paul McCartney anunciar que estava deixando a banda, a festa foi um "grande sucesso", escreveu O'Dell. Pouco depois, Harrison convidou os membros do movimento Hare Krishna com sede em Londres para ajudar no trabalho de restauração, principalmente nos terrenos de Friar Park, e acomodou os devotos e suas famílias em uma ala da mansão. Embora satisfazendo as convicções espirituais de Harrison, esses visitantes foram menos bem-vindos por Pattie Boyd, que se via excluída da vida do marido.

As excêntricas homilias de Crisp, que o ex- Beatle descobriu inscritas dentro da casa e ao redor da propriedade, inspiraram composições subsequentes de Harrison, incluindo "Ding Dong, Ding Dong" e "The Answer's at the End"Após a separação dos Beatles em 10 de abril de 1970, e tendo discutido há muito tempo a possibilidade de gravar um álbum solo de suas canções, Harrison se comprometeu com o projeto durante um jantar em Friar Park com Boyd, Dennis O'Dell e Terry Doran, seu amigo e gerente da propriedade temporário. No mês seguinte, Harrison apresentou uma seleção de suas composições em Londres para Phil Spector , seu co-produtor em All Things Must Pass, uma das quais foi "Everybody, Nobody". Com a sua referência às estradas e ao Código da Estrada do Reino Unido, "Everybody, Nobody" foi descrita pelo biógrafo musical Simon Leng como a primeira música "automobilística" de Harrison, que logo reescreveu completamente a letra e compôs parte da melodia para seu primeiro tributo musical a Crisp and Friar Park  - intitulado "Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)". O resultado, foi um sinal para o futuro envolvimento de Harrison com o cinema, um interesse que, como jardinagem e automobilismo, floresceria em uma residência que oferecesse "privacidade sem prisão"A apresentação de Harrison de "Everybody, Nobody" para Phil Spector ocorreu no Abbey Road Studios em 20 de maio de 1970, uma gravação disponibilizada não oficialmente aparece no álbum pirata Beware of ABKCO.

Juntamente com a capa do álbum All Things Must Pass, em Friar Park"Ballad of Sir Frankie Crisp" estabeleceu uma associação entre Harrison e sua propriedade em Henley que continuou desde sua morte em novembro de 2001. A composição ganhou mais notoriedade em 2009, quando foi o título para a compilação póstuma de Harrison, Let It Roll: Songs by George Harrison.

"Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)" foi lançada como uma das faixas do álbum triplo de 1970, All Things Must Pass de George Harrison. A música é em homenagem a Frank Crisp, um advogado do século XIX e proprietário original de Friar Park - a residência gótica vitoriana em Henley-on-Thames, Oxfordshire, que Harrison comprou no início de 1970. A gravação contou com o apoio de músicos como Pete Drake, Billy Preston, Gary Wright, Klaus Voormann e Alan White. Foi co-produzida por Phil Spector, cujo uso pesado de reverb aumenta a qualidade etérea da música. O crítico da AllMusic, Scott Janovitz, descreve "Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)" como oferecendo "um vislumbre do verdadeiro George Harrison - ao mesmo tempo místico, bem-humorado, solitário, brincalhão e sério". Aqui, a gente confere "Eveybody, Nobody", que apareceu recentemente na edição de luxe comemorativa dos 50 anos de All Things Must Pass e logo abaixo "Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)", remasterizada para o mesmo álbum e, por último um clipe bem bacana com o áudio original de All Things Must Pass.

Um comentário:

Dani disse...

Musica maravilhosa, como todas do álbum All Things Must Pass.
Quanto a Friar Park, deve ser um lugar lindo de morrer :)